PROMOÇÃO

Press trip: turismo alagoano ganha destaque em revista de Portugal

Viagem promovida pela Embratur, em parceria com o Sebrae, alcança resultados inéditos. Saiba como funciona a ação que motiva jornalistas estrangeiros a promoverem o país de forma espontânea

Divulgação
Press trip é uma ferramenta de promoção internacional do turismo, quando um grupo de jornalistas são convidados a conhecerem experiências turísticas brasileiras

08/05/2023 – “Alagoas tem coração de água”, “Alagoas é coração”, “Estado minúsculo onde cabe tudo”, “Águas de temperaturas paradisíacas”, “Velho Chico e suas tonalidades indizíveis” … Frases como essas estão em diversas reportagens publicadas na imprensa portuguesa nas últimas duas semanas. Os relatos foram feitos por jornalistas estrangeiros convidados pela Embratur, em parceria com o Sebrae, para conhecer o estado de Alagoas entre os dias 23 e 29 de março.

Espontâneos, os depoimentos trazem riqueza de detalhes e contribuem para mensurar o sucesso de uma press trip, ferramenta de trabalho usada pela equipe da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que estimula jornalistas estrangeiros a vivenciarem experiências como turistas em destinos e atrativos do Brasil. Nas publicações, além de dicas sobre turismo, há também deliciosas histórias sobre “Zé Crente”, “Mestre Abelardo”, “Virgolino Lampião”, “Aberaldo Lima” e muitos outros.

São personagens da vida real, tipicamente brasileiros, que transmitiram aos comunicadores um pouco sobre como as atividades turísticas mudaram suas vidas por meio da cultura, artesanato, habilidades ou qualquer atividade que torne aquela experiência única. De acordo com a representante da Embratur nesta ação, Daniele Rocha dos Santos, que atua na Coordenação de Relações Públicas, esse incremento de “brasilidade” foi o divisor de águas para um resultado inédito de alcance da press trip.

A seguir, Daniele dos Santos explica o passo a passo de como funciona essa modalidade para atrair os turistas estrangeiros, desde o mapeamento de destinos e mercados estratégicos, passando pelo convite aos profissionais de comunicação, até a realização dos passeios e a consolidação das experiências em matérias jornalísticas.

O que é uma press trip?
É uma ferramenta de promoção internacional do turismo, em que convidamos um grupo de jornalistas a conhecerem experiências turísticas brasileiras São analisados se o perfil do profissional e do veículo, no qual ele publica, coincide com o perfil do destino que é selecionado e com os segmentos que serão trabalhados no Brasil. 

Qual o objetivo de uma press trip?
O objetivo é trazer os jornalistas e fazer com que eles possam vivenciar, da melhor maneira possível, uma experiência como turista aqui no Brasil. Trabalhamos com um roteiro específico, onde o comunicador possa ter o maior número de vivências possíveis, que o local proporciona. A partir dessa experiência, o jornalista pode produzir matérias do ponto de vista dele e reproduzir tudo o que ele vivenciou, relatando como foram suas reais  experiências. Nenhum jornalista recebe cachê. É algo muito pessoal, as matérias são totalmente espontâneas. No mercado, essas matérias espontâneas têm um grande valor. Por isso, precisamos ter todo cuidado com a ação, para que esses profissionais possam tirar o melhor de cada lugar e escrever o melhor que a gente tem a oferecer aos turistas.

Como é feita a escolha do país-alvo e o local da press trip?
Todo o time da Embratur é envolvido nessa ação. O primeiro momento é onde fazemos uma análise de perfil de mercado e perfil de destinos. No caso desta press trip com o grupo portugues, escolhemos Alagoas devido aos projetos que têm no estado. Uma viagem como essa envolve a população como um todo, seja a própria comunidade local, a questão cultural e ainda a preservação ambiental. A partir daí, vamos para a parte da malha aérea, saber qual é o mercado que tem maior conectividade com o local. Temos um voo que liga Portugal a Maceió. Era um voo que estava suspenso durante a pandemia e foi retomado. Então, basicamente, a gente avalia o perfil do destino, mapeia o que ele tem a oferecer e liga isso ao perfil do mercado. No caso de Alagoas, também existe toda uma história do Nordeste com Portugal, onde eles chegaram ao Brasil. A gente faz essa junção de informações para selecionar tanto o mercado quanto o destino. É assim que ocorre em todas as press trips.

Como é feita a seleção dos jornalistas?
A Embratur tem contratos com agências que prestam serviços de Relações Públicas no exterior. A partir do momento que temos o destino, data e mercado selecionados, a gente se reúne com a empresa e apresenta um briefing da ação, o perfil que a gente quer e espera dos jornalistas, levantando em consideração os segmentos que serão trabalhados na press trip. A Embratur elabora o roteiro com profissionais que entendem e conhecem profundamente cada destino. A partir daí, a agência de Relações Públicas faz a pesquisa de campo, mapeia os veículos de maior relevância e faz o convite. Depois, tem toda uma parte burocrática que envolve, entre outras coisas, relacionar todos os itens de infraestrutura e logística que serão necessários: voos, hospedagem, passeios, seguro viagem, transporte, alimentação…

O que os jornalistas selecionados recebem?
Elaboramos um press kit e enviamos para os jornalistas ainda no país de origem deles. O material traz o roteiro detalhado de cada local que irão visitar, atrativos, informações com dados sobre os locais, os voos, clima, roupas que devem incluir na bagagem, o que é importante trazer para o Brasil, documentação necessária, que vacinas são necessárias…

E ao chegar ao Brasil?
Temos sempre uma equipe da Embratur acompanhando toda a press trip. Esse time serve para acompanhar o dia a dia, adaptar roteiros e ajustar horários, uma vez que se trata de uma ação viva. É um time para tirar dúvidas e organizar o que for necessário durante o período da expedição. O sucesso da ação começa com a qualidade da hospedagem, a qualidade dos atrativos e os itens de segurança. São empresas que estão sempre com suas certidões em dia, com os equipamentos de segurança em dia. Os guias são profissionais preparados no receptivo de turistas internacionais. São guias locais, que conhecem bem a história do lugar.

Oportunidade extra para descobrir novos lugares?
É uma ação extremamente eficaz. A gente tem oportunidade de dar visibilidade a destinos que não são vistos ou tão conhecidos pelo turista estrangeiro. Temos uma imagem de sol e praia lá fora, e o Brasil é muito mais que isso. Temos um território imenso com atrativos únicos. Tivemos um depoimento de um jornalista português, por exemplo, que nunca tinha ouvido falar de Alagoas. Ele foi totalmente surpreendido. E isso só dá para fazer com o jornalista vindo in loco ao Brasil.

A ação de press trip conta com parceiros locais?
Todas as press trips que temos realizado contam com a parceria do Sebrae Nacional. A ação faz parte de um contrato com o Sebrae Nacional. Dessa parceria, a gente faz contato com o Sebrae regional de cada local e, assim, realiza a busca por apoio. Esses apoiadores costumam ser as secretarias de turismo estaduais e municipais, além de associações ligadas aos segmentos de hotelaria e restaurantes, por exemplo.

A press trip Alagoas obteve resultado impactante, com publicações de grande alcance. A que se deve esse sucesso?
Com essa nova gestão da Embratur, o foco passou a ser a pessoa, o cidadão. Então, o roteiro é elaborado com o cuidado de incluir projetos que envolvam a própria comunidade, que tenham compromisso com a sustentabilidade da região e que mostram, de verdade, o povo brasileiro, a sua origem, as coisas simples que temos. O que pudemos sentir nessa ação, foi que o olhar mudou. Antigamente, as press trips eram focadas nas paisagens, nas belezas, nos empreendimentos, enfim. Mas tudo isso tem em outros lugares também. Não era algo exclusivo do nosso país. Não era algo completo. A diferença que o Brasil tem é o seu povo, o calor que ele tem, as histórias das pessoas por trás daqueles empreendimentos. O diferencial dessa ação foi esse. Os jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer essas pessoas, ouvir essas histórias e de ver como o turismo impacta na vida das pessoas. Esse foi o diferencial. E os jornalistas sentiram e passaram isso nas suas matérias. Vir ao Brasil é muito mais do que ver belas paisagens e praias. É se sentir acolhido e abraçado. É estar num lugar onde se tem vontade de morar.

Como a gente mensura o resultado de uma press trip?
O objetivo da press trip é produzir o maior número de matérias possível com a máxima qualidade, que traga o maior número de informações, de detalhamento, para que quando o leitor do mercado internacional tenha acesso a essa matéria, ele tenha interesse em visitar, desperte nele a vontade de conhecer aquele lugar. As matérias são totalmente espontâneas. E nunca antes tinham sido produzidas matérias com tamanho nível de detalhamento do destino como a que vimos desse material português. Eles gostaram tanto do que vivenciaram que eles fizeram questão de não só falar do lugar, mas colocaram informações e dados concretos dos locais e atrativos. Colocaram, por exemplo, os nomes de cada empreendimento, desde a hospedagem até a gastronomia. Eles preparam um guia de viagem, com estabelecimentos e endereço, sites e até os custos. A pessoa que tiver acesso a essa matéria, além do encantamento que vai ver nas imagens, terá acesso a dados e informações concretas para que possa comprar desde o voo até os locais onde pode visitar.

Além do incremento de “brasilidade”, o que fez dessa press trip para Alagoas única?
Essa foi a primeira iniciativa 100% carbono neutro promovida pela Embratur. Ou seja, todo carbono emitido decorrente das atividades da press trip será completamente compensado, numa política carbono neutro liderada pela Embratur.

Quais foram os veículos de comunicação selecionados para essa press trip?
Com a curadoria da Embratur, o grupo de comunicadores foi formado por Ivete Carneiro, do Jornal Volta Ao Mundo; Mara Gonçalves, do Público; Leonor Riso, do Sábado; João Valadares, da revista MAGG; e Sônia Calheiros, da Visão, todos relevantes veículos de comunicação de Portugal. Eles produziram conteúdos jornalísticos sobre a viagem dando detalhes dos produtos turísticos alagoanos, abrangendo destinos, hotelaria, gastronomia, artesanato, cultura e história de Alagoas.