MANIFESTO

Embratur publica manifesto de combate ao racismo em repercussão do caso Vini Jr

Nos próximos dias, a Agência veste a sua marca de preto e branco para simbolizar o seu compromisso público contra as ofensas raciais
Susana Vera/Reuters
Ao longo de pelo menos dois anos, o atleta Vinícius Jr é vítima de ofensas raciais em estádios de futebol e fora deles

23/05/2023 – A Embratur publicou nas suas redes sociais, nesta terça-feira (23), manifesto de combate ao racismo. Além de explicar a estratégia que culminou na modificação das cores de sua logomarca, a Agência detalhou as ações que tem adotado para combater o racismo no turismo e promover maior diversidade de raça dentro da empresa.

A nota foi motivada pelos ataques que o atleta Vinícius Jr. vem sofrendo ao longo dos últimos anos, sendo vítima de ofensas raciais em estádios de futebol e fora deles na Espanha, onde joga pelo clube Real Madrid. Durante uma semana, a Embratur produzirá conteúdos e aprofundará os debates sobre as políticas de combate ao racismo no turismo. Nos próximos dias, a Agência veste a sua marca de preto e branco.

Confira o manifesto na íntegra

“A Embratur tem a missão institucional de promover a imagem do Brasil no exterior. Em nossa comunicação, usamos muitas cores para simbolizar a diversidade, as festas e a alegria de nosso povo. Mas nesta semana nós queremos deixar uma única mensagem para o mundo, a de combate ao racismo. Nos próximos dias, vestiremos nossa marca de preto e branco.

Ao longo de pelo menos dois anos, o atleta Vinícius Jr é vítima de ofensas raciais em estádios de futebol e fora deles. O episódio do último domingo foi o décimo. O racismo que ele sofre é estrutural e se manifesta na atuação leniente da arbitragem, dos dirigentes de futebol e das autoridades públicas. Nem mesmo a imprensa da Espanha deu o destaque devido. Todos seguem tolerando o que já passou dos limites, há tempo.

Essa não pode ser uma luta apenas de Vinícius Júnior e de quem sofre racismo, aqui e fora do país. Precisamos cobrar, precisamos agir. O governo brasileiro corretamente trata esses crimes como uma questão diplomática. A Embaixada do Brasil na Espanha pediu explicações ao governo local, o Ministério da Igualdade Racial vai acionar o Ministério Público espanhol; o Ministério dos Direitos Humanos, a CBF e o próprio presidente Lula também manifestaram repúdio e cobraram ações efetivas.

Nós, da Embratur, reafirmamos nosso compromisso no combate ao racismo. É hora de acelerar, olharmos para dentro e fazermos mais. Criamos uma coordenadoria para promover o afroturismo como uma política de geração de emprego e renda, de resgate e valorização da história e da cultura de nossos povos ancestrais. Vamos promover ações de qualificação junto aos estabelecimentos turísticos, aeroportos e companhias aéreas para enfrentarmos o racismo no turismo. Implementamos políticas internas de recursos humanos para ampliar a diversidade racial em nossa equipe, e para garantir um ambiente de trabalho saudável.”

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.