TECNOLOGIA

Embratur e Itaipu lançam programa para facilitar vistos de viajantes estrangeiros

Agência e Fundação Parque Tecnológico de Itaipu assinaram termo de cooperação nesta quinta-feira (1º) que permitirá a criação do projeto. Na ocasião, também foi lançado edital para aceleração de startups voltadas ao tema
Rubens Fraulini | Itaipu Binacional
Lançado programa que irá acelerar startups que apresentem soluções sustentáveis para desafios do turismo brasileiro

01/06/2023 – A Embratur e o Parque Tecnológico Itaipu lançaram nesta quinta-feira (1º), em Foz do Iguaçu (PR), o Conecta IGU – Programa de Inovação Voltado ao Setor do Turismo, em parceria com a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A iniciativa é resultado de um termo de cooperação entre a Agência e a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, também assinado nesta quinta, na presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; do diretor-superintendente do PTI, Irineu Colombo; do diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Enio Verri e da ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

O objetivo do programa é acelerar startups que apresentem soluções sustentáveis para desafios do turismo brasileiro, fornecendo condições para o seu desenvolvimento e implantação. Os dois desafios propostos no edital são: simplificar e agilizar o processo de emissão de vistos, visando facilitar a visitação de estrangeiros ao Brasil; e a criação de indicadores sobre o fluxo de turistas, permitindo a compreensão do comportamento dos visitantes e a identificação de oportunidades de crescimento. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da incorporação de soluções tecnológicas no turismo. “A gente está falando de emprego, de desenvolvimento, e de uma atividade econômica que preserva a natureza, valoriza a cultura e melhora a vida na cidade. O turismo é o grande futuro do Brasil e a incorporação de inovação tecnológica é estratégica para transformarmos todo nosso potencial turístico em realidade, em chegada de turistas, em consumo, em renda no bolso do trabalhador brasileiro”, disse Freixo.

Freixo ainda explicou como irá funcionar o Conecta IGU. “Precisamos de tecnologia para resolver os problemas do turismo, e, assim, sermos mais eficientes, diminuir a burocracia, gerar mais empregos e fazer com que o turista fique mais tempo em nossas cidades. Com o programa, queremos saber quem são nossos turistas, o que pensam, o que desejam, o que consideram em suas tomadas de decisão. Ou seja, é a inteligência de informação para gerar melhores investimentos. Do outro lado, temos o objetivo também de facilitar a emissão dos vistos, para que mais turistas possam vir para o Brasil”, detalhou. 

De acordo com o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, o programa irá desenvolver uma plataforma para emitir um visto instantaneamente, além da medição e monitoramento dos visitantes para auxiliar na tomada de decisão e aumentar o movimento turístico. “É inegável a força do Turismo para o desenvolvimento do Brasil. Isso fica explícito quando circulamos por Foz do Iguaçu, que conta com uma infraestrutura de qualidade, de serviço, de hospitalidade e de recursos naturais. E esta parceria reforça a visão das duas instituições que têm a missão clara de melhorar significativamente o Turismo em nosso país, o que envolve a facilidade para emitir vistos”, explicou Irineu Colombo. 

No total, serão investidos R$ 350 mil nos seis meses da etapa de desenvolvimento da PoC (Proof of Concept), ou prova de conceito, o teste na prática de soluções apresentadas por até cinco startups selecionadas, além de uma série de benefícios oferecidos conforme consta no edital. 

A iniciativa faz parte das ações do EmbraturLab, o laboratório de inovação do turismo da Embratur que foi lançado em maio, durante o Web Summit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. 

Durante a assinatura da parceria, a ministra do Turismo, Daniela Carvalho, parabenizou a iniciativa da Embratur e Itaipu. “Gostaria de agradecer a Itaipu e parabenizar a Embratur pelo trabalho que vem sendo realizado, porque precisamos verdadeiramente fortalecer a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade. Turismo forte, é economia forte”, disse.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional mencionou que Foz do Iguaçu é o segundo destino brasileiro que mais atrai visitantes estrangeiros, atrás somente do Rio de Janeiro. A própria hidrelétrica binacional e as Cataratas do Iguaçu são atrativos conhecidos internacionalmente. “Estamos na ponta do País, mas temos muito a contribuir e queremos contribuir”, afirmou. “Eu entendo que só teremos desenvolvimento com inovação tecnológica. E inovação não é só ideia, é aplicar a ideia para que ela possa ser útil para a vida das pessoas”, afirmou Enio Verri.

Edital
As inscrições para participar do Conecta IGU foram abertas nesta quinta (1º) e podem ser feitas até o dia 17 de junho. Os cadastros e envio das propostas (inscrição no programa) ocorrerão exclusivamente por via eletrônica através do site www.pti.org.br/conectaigu. Estão aptas a participar da seleção as startups que tenham projetos capazes de oferecer solução exequível, viável econômica e tecnologicamente para, pelo menos, um dos eixos estabelecidos como desafios no Conecta IGU. 

O processo de seleção está dividido em três etapas: homologação e avaliação das propostas; pré-aceleração das startups (com orientação, suporte e acompanhamento das 15 mais bem classificadas); e apresentação dos projetos para uma banca avaliadora (pitch day). Ao final do processo, serão escolhidas até cinco propostas. 

As startups selecionadas terão incentivos como: acesso a infraestrutura, apoio e mentoria técnica de especialistas do PTI-BR e da Embratur; networking e conexões com parceiros das instituições envolvidas; acesso à incubadora do PTI-BR; acesso ao Smart CTI (sandbox), para testes e validações de tecnologias do setor em ambiente real, entre outros.

Parceria
O termo de cooperação entre Embratur e Parque Tecnológico Itaipu tem validade de 48 meses e tem como objetivo a colaboração na promoção de ações e programações, visando maior abrangência de atuação e um melhor rendimento na realização dos objetivos e finalidades comuns, em especial aos setores de comércio de bens, serviços e turismo.

A divulgação da Marca Brasil, conforme o manual de uso 2023 da marca, também está prevista na parceria, além de atuar no impulsionamento da inovação na área do turismo, e produtos e construir uma atuação em sintonia com investidores e atores do mercado de turismo.

As partes definirão nos editais e contratos futuros os valores que serão repassados para startups, entidade responsável, bem como forma e etapas de pagamentos, as demais ações para execução do presente contrato poderão ser definidas por meio de termo aditivo.

Confira o vídeo do Conecta IGU e inscreva já a sua startup!

 

 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.