PARCERIA

“Experiências autênticas” de destinos brasileiros serão promovidas no exterior

Acordo de Cooperação Técnica foi assinado pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e pelo presidente da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), Roberto Klabin
Renato Vaz/Embratur
Acordo de Cooperação Técnica foi assinado pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e pelo presidente da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), Roberto Klabin

14/06/23 – Experiências autênticas, daquelas que você só consegue viver num único lugar do mundo. Destinos que permitam ao turista emergir na diversidade de nosso povo e de nossa cultura. Empreendimentos inseridos em comunidades que vivem o turismo de forma sustentável, ambientalmente, socialmente e economicamente. É esse o perfil do que o mercado do turismo hoje qualifica como “de luxo”, com alto valor agregado, e que será promovido pela Embratur, em parceria firmada nesta quarta-feira (14) com o Brazilian Luxury Travel Association (BLTA).

O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e pelo presidente da BLTA, Roberto Klabin, em cerimônia realizada na sede da agência, em Brasília. Entre as metas estipuladas, está a de promover, divulgar e comercializar os 39 destinos brasileiros representados por uma hotelaria de alta qualidade e que já estão prontos para o mercado internacional, além de trabalhar conjuntamente para ampliar os destinos com essas características. 

“O Brasil tem muito espaço para atrair esse perfil de consumidor de alta renda. Quando observamos as vantagens comparativas do nosso país, a hospitalidade, a beleza, os destinos fantásticos, a gente fica perplexo de como ainda desenvolvemos pouco essas singularidades”, afirma Klabin. “Esse consumidor busca experiências únicas, como ver uma onça pintada no Pantanal, o cenário incrível dos Lençóis Maranhenses, observação de fauna, mas precisamos criar condições ideais para isso”, completa.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforçou que o “maior patrimônio do Brasil é a diversidade do povo” e que isso condiz com o anseio principal do viajante do mercado global de alto padrão. “Temos por todo o país uma infinidade de lugares onde você pode viver experiências únicas, que fazem o turista voltar para casa tendo aprendido muito sobre o outro e sobre si mesmo. Ter essa possibilidade de conexão com o diferente, e tipicamente local, é o que esse perfil de turista mais valoriza”, observa. 

Ele destaca que atualmente, os empreendimentos de alto padrão organizados pela BLTA têm a característica de desenvolver econômica e socialmente as comunidades em que estão inseridos. “A cadeia do turismo é organizada de forma sustentável no entorno desses empreendimentos e comunidades, induzindo conservação na natureza e valorização de nossa cultura, e deixando importante parte da renda nas comunidades”, destaca Freixo.

Entre as cláusulas do acordo, está previsto que a “inovação e a sustentabilidade sejam elementos norteadores” das ações que serão executadas. Há ainda o acordo para o uso da Marca Brasil na promoção internacional dos empreendimentos, a realização de ações promocionais no exterior, press trips e famtours no Brasil, além da realização de estudos sobre “experiências turísticas consolidadas ou com potencial para atender o mercado internacional”.