intercâmbio

Parceria Brasil-Portugal em inovação no turismo mira o “disruptivo”

EmbraturLAB e Nest, de Portugal, assinam acordo que estabelece atuação conjunta no impulsionamento de startups que inovem no turismo 
Divulgação/Embratur
Presidente Marcelo Freixo e o diretor Roberto Gevaerd estão em Portugal para assinatura de protocolo de intenções com a Nest, representada pelo diretor-executivo do Centro de Inovação do Turismo de Portugal, Roberto Antunes,

25/06/2023 – Uma atuação conjunta, unindo os atores da América do Sul e Europa que se “dedicam a promover a inovação conceitual e tecnológica voltada à criação de soluções, produtos e serviços renovadores ou disruptivos, tendo como alvo e motivação as melhores práticas na seara do turismo internacional”. É com esses termos que a Nest e o EmbraturLAB, centros de inovação no turismo com sede em Portugal e no Brasil, assinaram um termo de parceria nesta terça-feira (27) para atuar conjuntamente em estratégias de impulsionamento de startups turísticas. A assinatura do protocolo de intenções foi realizada, nesta terça-feira (27), na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

“O Nest já é um dos polos de inovação no turismo mais importantes do planeta, e o EmbraturLAB, em poucos meses de atuação, já estabeleceu importantes parcerias, está se conectando com o que há de mais inovador no turismo internacional, uma vez que a Nest é um exemplo muito bem sucedido, com resultados rápido. Essa parceria é um passo importante para ampliar a capacidade de entrada de turistas estrangeiros no Brasil”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e contará com a participação do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo.

Durante a assinatura do protocolo de intenções, o diretor-executivo do Centro de Inovação do Turismo de Portugal, Roberto Antunes, ressaltou a importância de se fortalecer um destino para, assim, atrair novos visitantes. “As redes sociais servem para disseminar as novas oportunidades dos destinos turísticos, e também é uma excelente forma dessa informação chegar ao setor, como uma resposta ao investimento realizado”, destaca Antunes, que reforça ainda a importância do turismo para a “geração de empregos e redução das desigualdades”.

Aceleração
A primeira ação conjunta entre as duas instituições é a parceria para a “BoostX Scale Up”, realizada para negócios em fase de ganhar escala internacionalmente. As candidaturas para a aceleração de soluções inovadoras para o setor estão abertas até 7 de julho de 2023 e podem ser realizadas por meio do site: http://www.boostx.pt. Nesta primeira fase, serão selecionadas 10 empresas que terão a oportunidade de, a convite do programa, participar gratuitamente nos “Innovation Days” em Portugal.

Após a fase inicial, as cinco empresas finalistas vencerão um programa customizado e intensivo de Educação para Executivos by Nova, com especialistas de diversas áreas. As empresas terão ainda a oportunidade de desenvolver o seu projeto e impulsionar o seu modelo de negócio e resultados, usufruindo de um ecossistema único de teste e controle, com o suporte de todos os parceiros da iniciativa. O programa é organizado em parceria com a Organização Mundial do Turismo.

“Temos o compromisso de qualificar o turismo para um impacto positivo no mundo, e essa parceria com o Nest amplia esse intercâmbio de experiências”, enfatiza Marcelo Freixo.  

Participaram ainda da assinatura do protocolo de intenções o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, e o gerente de Inovação da Agência, Edivaldo Barreto.

Agenda
O presidente da Embratur também participa como debatedor do 11º Fórum Jurídico de Lisboa, que neste ano tem como tema “Governança Digital”. Freixo comporá a Mesa XV: “Turismo, Infraestrutura, Governança e Perspectivas”, que será realizada nesta quarta-feira (28), às 10h, na Faculdade de Direito de Lisboa.

 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.