25/06/2023 – Uma atuação conjunta, unindo os atores da América do Sul e Europa que se “dedicam a promover a inovação conceitual e tecnológica voltada à criação de soluções, produtos e serviços renovadores ou disruptivos, tendo como alvo e motivação as melhores práticas na seara do turismo internacional”. É com esses termos que a Nest e o EmbraturLAB, centros de inovação no turismo com sede em Portugal e no Brasil, assinaram um termo de parceria nesta terça-feira (27) para atuar conjuntamente em estratégias de impulsionamento de startups turísticas. A assinatura do protocolo de intenções foi realizada, nesta terça-feira (27), na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
“O Nest já é um dos polos de inovação no turismo mais importantes do planeta, e o EmbraturLAB, em poucos meses de atuação, já estabeleceu importantes parcerias, está se conectando com o que há de mais inovador no turismo internacional, uma vez que a Nest é um exemplo muito bem sucedido, com resultados rápido. Essa parceria é um passo importante para ampliar a capacidade de entrada de turistas estrangeiros no Brasil”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e contará com a participação do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo.
Durante a assinatura do protocolo de intenções, o diretor-executivo do Centro de Inovação do Turismo de Portugal, Roberto Antunes, ressaltou a importância de se fortalecer um destino para, assim, atrair novos visitantes. “As redes sociais servem para disseminar as novas oportunidades dos destinos turísticos, e também é uma excelente forma dessa informação chegar ao setor, como uma resposta ao investimento realizado”, destaca Antunes, que reforça ainda a importância do turismo para a “geração de empregos e redução das desigualdades”.
Aceleração
A primeira ação conjunta entre as duas instituições é a parceria para a “BoostX Scale Up”, realizada para negócios em fase de ganhar escala internacionalmente. As candidaturas para a aceleração de soluções inovadoras para o setor estão abertas até 7 de julho de 2023 e podem ser realizadas por meio do site: http://www.boostx.pt. Nesta primeira fase, serão selecionadas 10 empresas que terão a oportunidade de, a convite do programa, participar gratuitamente nos “Innovation Days” em Portugal.
Após a fase inicial, as cinco empresas finalistas vencerão um programa customizado e intensivo de Educação para Executivos by Nova, com especialistas de diversas áreas. As empresas terão ainda a oportunidade de desenvolver o seu projeto e impulsionar o seu modelo de negócio e resultados, usufruindo de um ecossistema único de teste e controle, com o suporte de todos os parceiros da iniciativa. O programa é organizado em parceria com a Organização Mundial do Turismo.
“Temos o compromisso de qualificar o turismo para um impacto positivo no mundo, e essa parceria com o Nest amplia esse intercâmbio de experiências”, enfatiza Marcelo Freixo.
Participaram ainda da assinatura do protocolo de intenções o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, e o gerente de Inovação da Agência, Edivaldo Barreto.
Agenda
O presidente da Embratur também participa como debatedor do 11º Fórum Jurídico de Lisboa, que neste ano tem como tema “Governança Digital”. Freixo comporá a Mesa XV: “Turismo, Infraestrutura, Governança e Perspectivas”, que será realizada nesta quarta-feira (28), às 10h, na Faculdade de Direito de Lisboa.