NOVIDADE

Onça pintada? Anel de tucum? Novo podcast em vídeo da Embratur traz papo animado com influenciadores sobre viagens marcantes

Agência lança nesta quinta-feira (29) o “Que Viagem!”, ferramenta de comunicação com histórias de convidados brasileiros sobre aventuras que só o Brasil oferece para o mundo
Divulgação
O primeiro “Que Viagem!” é contado pelo influenciador Felipe Martins, acostumado a se lançar em lugares remotos do país para vivenciar novas experiências

29/06/2023 – Quem viaja sempre tem uma boa história para contar e é exatamente essa a proposta do “Que Viagem!”, o primeiro podcast em vídeo lançado pela Embratur nesta quinta-feira (29). O mais novo produto de comunicação da Agência convida personalidades e influenciadores do turismo brasileiros para um bate-papo leve e descontraído, sempre com um tema relacionado à atração de visitantes estrangeiros. O tema do episódio de estreia – já disponível no Youtube e no Spotify da Embratur – é o Turismo de Base Comunitária. 

O primeiro “Que Viagem!” é contado pelo influenciador Felipe Martins, acostumado a se lançar em lugares remotos do país para vivenciar novas experiências. Martins atua em diversas comunidades em todo o país que preservam o meio ambiente, preparando estes destinos para receber visitantes de forma sustentável socialmente, economicamente e ambientalmente. Na conversa de pouco mais de 40 minutos, ele destacou uma imersão pelo Mato Grosso, que o permitiu uma experiência nada convencional mundo afora. 

“Estávamos fazendo um roteiro pela Chapada dos Guimarães, pelas águas transparentes de Nobres, pelo Pantanal, quando, de repente, o fotógrafo levantou e colocou a mão na orelha. Todo mundo gelou. Apenas pelo som diferente dos pássaros, ele conseguiu identificar que um animal se aproximava do nosso grupo. Não demorou muito e saiu da mata o maior felino das Américas”, recorda Felipe Martins. “A onça pintada estava na minha frente. Foi muito emocionante. Ela subiu no topo de uma árvore e começou a caçar ali, na nossa frente. Imaginem isso! Eu só tinha visto onça na televisão ou no zoológico. Ali, ela estava solta, no ambiente dela e totalmente confortável com a gente”, completa. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também compôs o episódio de estreia do “Que Viagem!”. Entre as viagens marcantes contadas no podcast, ele recorda o dia em que ele e seus amigos pegaram pulga em uma aventura em Ibitipoca (MG). “Mas viagem é isso, cada experiência, cada dificuldade, faz parte da nossa lembrança”, brinca.

Recordação
Nem só de perrengues, porém, vive o “Que Viagem!”. Um quadro sugere que cada convidado leve ao programa uma peça simbólica de uma viagem marcante. Nele, Felipe Martins apresenta um artesanato confeccionado por um garoto indígena que hoje virou cacique da tribo e seu amigo. Já Freixo explica a origem do anel de tucum que o acompanha há mais de 20 anos.

Na pauta, houve também o debate sobre o turismo como alternativa às atividades econômicas ilegais e predatórias do meio ambiente praticadas na Amazônia. “O foco da Embratur é fazer com que regiões como essas tenham alternativas. Temos problemas e o turismo pode ser visto como grande solução. No lugar das atividades ilegais, que são ameaças ambientais e a pessoas, o turismo é uma grande solução. Pode ser a empregabilidade, atividade econômica geradora de renda, de desenvolvimento, com a preservação e cultura”, reforça Freixo.