INTELIGÊNCIA DE DADOS

Secretário do RS apresenta projetos para fortalecer turismo no estado

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e Vilson Covatti conversaram sobre ações para ampliar o potencial turístico estrangeiro do Rio Grande do Sul
Renato Vaz/Embratur
Marcelo Freixo colocou à disposição do Turismo do Rio Grande do Sul o trabalho da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur

06/07/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Vilson Luiz Covatti, debateram, nesta quinta-feira (6), sobre ações e parcerias para fortalecer o setor turístico no estado gaúcho, principalmente os segmentos do enoturismo,  olivoturismo e do turismo de negócios. O encontro aconteceu na sede da Agência, em Brasília (DF). 

Freixo colocou à disposição do Turismo do Rio Grande do Sul o trabalho da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, gerenciada por Mariana Aldrigui. O trabalho será para apoiar a secretaria estadual na montagem de um observatório que mostre o perfil dos turistas que circulam pelo estado, através do compartilhamento de dados e informações de diversos órgãos. 

“Vamos trabalhar juntos e pensar em uma agenda para fortalecer o turismo na região, e fazer com que o viajante estrangeiro passe e fique no Rio Grande do Sul, aproveitando o que há de melhor no estado”, explicou Marcelo Freixo, destacando a qualificação técnica da equipe montada pela nova gestão da Embratur.

Devido à proximidade com a Argentina e Uruguai, por exemplo, o Rio Grande do Sul é um corredor de viajantes estrangeiros, que utilizam o estado como porta de entrada para o Brasil pela via rodoviária. 

Áreas produtoras de vinho e de azeite de oliva também são atrativas para os turistas, sejam os brasileiros como também os estrangeiros. Além disso, a capital Porto Alegre está em quarto lugar na lista de cidades do país que registra o maior número de participantes de eventos relacionados ao turismo de negócios.

Vilson Covatti afirmou que a Embratur representa todo o país, sendo uma referência na promoção do turismo brasileiro. O secretário solicitou auxílio da agência para ações promocionais em países que possuem voos diretos para o estado, como Portugal, Argentina e Chile. 

“Temos um objetivo de ampliar o PIB do turismo no Rio Grande do Sul, e estamos buscando uma aproximação com a Embratur para fazer isso de forma conjunta”, disse Covatti.

Após convite do secretário Covatti, o presidente da Embratur ainda se colocou à disposição para visitar o Rio Grande do Sul no segundo semestre em futuros eventos e feiras internacionais.