CONECTIVIDADE

Embratur e Ministério de Portos e Aeroportos estudam ação conjunta para ampliar voos internacionais

O presidente da Agência, Marcelo Freixo, e o ministro Márcio França se reuniram para tratar de iniciativas para ampliar a conectividade aos destinos turísticos brasileiros 
Renato Vaz/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, vão desenvolver ações para ampliar a malha aérea e a conectividade aos destinos turísticos do país internacionalmente

12/07/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se encontrou com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, nesta quarta-feira (12). Na pauta, as futuras ações e iniciativas que serão desenvolvidas, no segundo semestre de 2023, para ampliar a malha aérea e a conectividade aos destinos turísticos do país. A meta é atrair mais viajantes estrangeiros para o Brasil. 

“A reunião foi muito positiva. Nós trouxemos um projeto fundamental para o turismo brasileiro e para a economia brasileira, para financiar e promover a atração de novos voos internacionais com destino ao Brasil. Ou seja, aumentar o número de assentos e facilitar a vinda de turistas estrangeiros. Quanto mais voos para o nosso país, mais barata fica a passagem”, explicou Freixo. 

O ministro Márcio França destacou durante a reunião que “junto com a Embratur vamos traçar novos planos para promoção e captação de novos voos internacionais para o Brasil”.

Nordeste
Melhorias na conectividade de voos internacionais e expansão da malha aérea também foram alguns dos pontos discutidos nesta quarta por secretários de Turismo de estados do Nordeste, durante uma reunião na Embratur. A ideia é planejar ações e campanhas de forma integrada com o Consórcio Nordeste com o objetivo de desenvolver a região como um destino único para os estrangeiros que venham visitar o país. 

“A gente tem que pensar em projetos para ampliar a aviação, porque isso é fundamental para o turismo internacional”, afirmou o presidente da Embratur. 

Entre janeiro e maio deste ano, mais de 2,97 milhões de turistas internacionais desembarcaram no Brasil – número 108% maior do que o registrado no mesmo período de 2022. Nesse mesmo período, viajantes de outros países gastaram no Brasil US$ 2,721 bilhões (quase R$ 13 bilhões), o que aponta para uma recuperação do turismo a patamares de pré-pandemia.