PARCERIA

Embratur e Petrobras discutem novas formas de promover o turismo brasileiro no exterior

Presidentes Marcelo Freixo e Jean Paul Prates se encontraram nesta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro 
Márcio Menasce/Embratur
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, conversaram sobre os setores não só quando se fala em economia, mas também em sustentabilidade e cultura

17/07/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu nesta segunda-feira (17) com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para discutir novas formas de promover o turismo internacional no Brasil através de uma parceria entre a agência e a empresa.

O encontro aconteceu na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro (RJ). Freixo e Prates conversaram sobre como os setores turístico e energético podem trabalhar juntos para atrair a visita de estrangeiros no país, como é o caso do turismo de negócios e os festivais culturais.

“A Embratur e a Petrobras, por caminhos diferentes, já trabalham para promover a imagem do Brasil lá fora. Agora vamos fazê-lo de forma coordenada, a gente quer cada vez mais que o mundo venha visitar esse novo Brasil que voltou: o Brasil do desenvolvimento, do emprego e da renda, da felicidade e da alegria”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, saudou a visita de Freixo e falou sobre a convergência entre os setores não só quando se fala em economia, mas também em sustentabilidade e cultura.

“Nós vamos trabalhar juntos, cada vez mais, para desenvolver essas indústrias que são muito importantes para o Brasil, que é a indústria do petróleo, gás, energia e transição energética, e a indústria do turismo e entretenimento”, afirmou Prates.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.