20/07/2023 – Nesta quarta-feira (19), foi a vez do estado do Espírito Santo (ES) receber o workshop Conexão Embratur. O treinamento, realizado na capital Vitória, é fruto de uma parceria com o Sebrae Nacional, e tem como objetivo dar orientações e explicar estratégias a empresários, lideranças e representantes do trade turístico a fim de melhorar a experiência dos turistas estrangeiros em destinos brasileiros.
No Espírito Santo, a Conexão Embratur recebeu mais de 40 operadores do turismo da região, entre empresários, gestores, representantes dos setores de hoteis e restaurantes de vários destinos turísticos, como a própria capital Vitória e as cidades de Vila Velha, Guarapari, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante e Itaúnas.
Para Mateus José, da gerência de Informação e Inteligência de Dados, o potencial turístico está na diversidade de cenários e da gastronomia – o que é vitrine para o turista internacional.
“O Espírito Santo é um estado incrível. Tem mar, montanhas, cidades vibrantes e descoladas, com uma gastronomia autoral e centenária. O Workshop só veio para contribuir com a qualificação das ótimas experiências que o território já oferece. Colocar as experiências do Espírito Santo na vitrine internacional é muito positivo. Por isso, com o nosso trabalho in loco, conseguimos alinhar com os empreendedores, profissionais e gestores quais são os elementos e tendências que podem tornar o destino mais competitivo no cenário internacional”, ressaltou.
O coordenador do projeto Amigos da Jubarte, Sandro Firmino, aposta na capacitação para qualificar o turismo sustentável no Espírito Santo.
“Essas iniciativas ajudam e muito a promoção do turismo sustentável a nível global, como o que temos aqui com esse nosso projeto de conservação que estuda e divulga a presença das baleias-jubarte na costa capixaba. O estado do Espírito Santo é rico em atrativos culturais e históricos. O que precisa de fato são essas iniciativas para que a gente consiga juntos promover e ampliar o nosso turismo de forma sustentável para alcançar mais pessoas”, afirmou.
Esse investimento no turismo do estado também irá refletir ainda mais no trabalho da artesã Greicy Kely, que produz panelas de barro na capital Vitória e tem produtos com a sua assinatura até na Europa.
“Eu acho tão gratificante ver que minha arte, uma arte milenar, o nosso patrimônio cultural do estado chegou tão longe. Eu já mandei panelas até para a Itália. É uma experiência maravilhosa conversar com pessoas de outros países, aprender novos conhecimentos”, comentou.
Conexão Embratur
Já foram três estados visitados pela Conexão Embratur: Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, respectivamente. A iniciativa pretende passar por todos os estados brasileiros ao longo deste ano. A ideia é oferecer uma capacitação qualificada abrangendo o trade de todo o país, como afirma o presidente da Agência, Marcelo Freixo.
“Quase todo o trade turístico brasileiro é formado por micro, pequenas e médias empresas, e esse trabalho em parceria com o Sebrae é fundamental para garantir que esses serviços atendam bem o turista estrangeiro. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais, é um diálogo que ajuda a entender o perfil de nosso turista e nos permite investir para atendê-lo cada vez melhor”, reforçou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O Sebrae, parceiro da Embratur nos workshops, também estará na caravana de capacitação por todo o Brasil. “O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o turismo no país. Sabemos que toda uma cadeia de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e, quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, emprego e contribuímos para o combate da miséria do país”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Os próximos destinos que receberão a Conexão Embratur serão Macapá (AP) e Alto Paraíso (GO), ambos nos dias 1º e 2 de agosto.