DIVERSIDADE

No Rio, Embratur participa da Feira LGBT+ Turismo Expo

Brasil é um dos países que mais recebe turistas LGBT+ no mundo; coleta de dados é importante no planejamento de estratégias para atrair mais visitantes

Márcio Menasce/Embratur
Durante palestra, o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, afirmou que a coleta de informações sobre turistas LGBT+ pode ajudar o país na atração de turistas internacionais

21/07/2023 – A Embratur marcou presença na Feira LGBT+ Turismo Expo, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (20). O Brasil é um dos países que mais recebe turistas LGBTs no mundo, de acordo com levantamento do Gay Travel Index 2023. Por isso, a coleta de dados sobre os turistas desse segmento é tão importante no planejamento de ações estratégicas voltadas a esse público dentro e fora do país.

No evento, o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, juntamente com a IGLTA – Associação Internacional de Turismo LGBTQIA+ – apresentou o painel “Como lidar com a falta de dados sobre a comunidade LGBTQIA+”, e afirmou que a coleta de informações sobre turistas LGBT+ pode ajudar o país na atração de turistas internacionais. 

“Os turistas LGBT estão presentes em todos os segmentos – lazer, gastronomia, negócios, aventura, etc. O mais importante é que todas nossas ações sejam pautadas em qualificar nossos atrativos para garantir acolhimento e respeito à diversidade. Temos vários desafios diários, desde garantir diversidade nas diferentes campanhas, comunicar adequadamente e também auxiliar nas conexões entre os operadores nos diferentes mercados e os empresários brasileiros. É preciso estarmos atentos às pesquisas internacionais, nas tendências e no monitoramento da imagem Brasil junto aos principais fóruns LGBT+ para que as ações sejam as mais eficientes possível”, comentou Barreto. 

Levar em consideração as particularidades e o perfil de cada comunidade já é uma política da atual gestão na Embratur. A Coordenação de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas é na Agência quem promove e cria estratégias para que o Brasil esteja inserido  entre os principais destinos inclusivos do mundo. 

Na Feira, o gerente de Inovação da Agência também apresentou o Embratur LAB. A iniciativa promove a competitividade dos serviços do setor do turismo a fim de melhorar a experiência dos estrangeiros que visitam o Brasil.