PRESS TRIP

Jornalistas de três países cumprem roteiro turístico na Bahia à convite da Embratur

Até o 31 de julho, em parceria com o Sebrae, Embratur promove os destinos turísticos de Salvador e Morro de São Paulo

Divulgação/Embratur
Em Morro de São Paulo, o roteiro prevê que, além de saborear a comida baiana e aproveitar o visual praiano, o grupo irá visitar a comunidade Quilombola de Galeão, como parte da promoção do afroturismo da Bahia

27/07/2023 – Cultura, gastronomia, arquitetura, ecologia, muito sol e praia. Até a próxima segunda-feira (31), cinco jornalistas latinoamericanos – dois argentinos, um chileno e dois paraguaios – cumprem um roteiro de reconhecimento de parte dos destinos turísticos de Salvador e Morro de São Paulo. A atividade começou na terça-feira (25) e é realizada em parceria com o Sebrae, com o objetivo de consolidar o destinos brasileiros nestes mercados. A emissão de carbono desta press trip, do deslocamento aéreo e terrestre dos convidados à energia elétrica nos hotéis, será totalmente compensada. 

Para estes roteiros foram convidados jornalistas especializados no setor de turismo que atuam nos veículos argentinos Jornal Comercio ey Justicia e revista Weekend; na Revista Enfoque, do Chile e da Rádio e TV Ñanduti, do Paraguai. Em Morro de São Paulo, o roteiro prevê que, além de saborear a comida baiana e aproveitar o visual praiano, o grupo irá visitar a comunidade Quilombola de Galeão, como parte da promoção do afroturismo da Bahia. 

Já na capital soteropolitana, os jornalistas irão visitar, entre outros pontos, o Centro Histórico de Salvador, os museus do Carnaval e da Música, o Memorial de Santa Dulce e a Pedra de Xangô. Os profissionais de comunicação também irão conhecer restaurantes da tradicional comida típica baiana e fazer um passeio de escuna na Ilha dos Frades. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que, hoje, este é o tipo de produto turístico que tem maior apelo no turismo internacional. “São experiências únicas, que fazem o turista voltar para casa tendo aprendido muito sobre o outro e sobre si mesmo. Ter essa possibilidade de conexão com o diferente, e tipicamente local, é o que o turista hoje mais valoriza”, observou. “Esse é o turismo que nós queremos promover, que deixa um impacto positivo, gera emprego e renda, valoriza nossa cultura e mantém viva a nossa história ”, completou.  

E o Brasil é bastante procurado por turistas da América Latina. Os argentinos, por exemplo, são os que mais visitam o país. Nos cinco primeiros meses de 2023 foram 1,232 milhão de turistas argentinos (41% do total) em terras brasileiras. No mesmo período, nos visitaram 197 mil chilenos (7% do total).

“O turismo brasileiro é um dos nichos com alto potencial para atrair turistas internacionais. Ao trabalharmos esses destinos com turistas de países que são grandes emissores de turistas para o Brasil, estamos ajudando os pequenos negócios locais a gerarem emprego e renda”, observa o presidente do Sebrae, Décio Lima. 

Compensação de carbono
Como parte da política ESG da Embratur, a Agência está compensando a emissão de carbono de press trips realizadas neste ano. Até o momento, três press trips já tiveram toda a emissão zerada: em Alagoas, no Distrito Federal e Goiás, e em Minas Gerais. No total, foram emitidos 27.466kg de gás carbônico, e compensados 29 mil kg de gás carbônico. A meta de longo prazo da Embratur é zerar completamente a emissão de gases de suas atividades.