28/07/2023 – A equipe da Embratur teve a oportunidade de conhecer mais de perto as ações que estão sendo desenvolvidas pela Gerência de Inovação da Agência, destacadamente os projetos do EmbraturLAB. Nesta quinta-feira (27), durante o wokshop de inovação, foram apresentadas as parcerias realizadas, as acelerações de startups em andamento e, ainda, os trabalhos que estão sendo planejados para os próximos meses.
Desde o início do ano, a Embratur trabalha pensando no futuro do turismo a partir da criação das áreas de Sustentabilidade, da Diversidade, Transformação Digital, Dados e Inovação. E, para o gerente de Inovação da Agência, Edivaldo Reis, o conhecimento mais aprofundado dos temas por toda a equipe é fundamental para que todos pensem em um planejamento de ações mais integrativo.
“Criar o workshop em parceria com a área de Pessoas e Talentos da Embratur demonstra o interesse da Agência na formação interna, especialmente dos colaboradores. O workshop foi ferramenta importante para pensarmos os desafios estratégicos da Inovação baseados nos desafios estratégicos da Embratur. Essa sinergia é fundamental para pensarmos os próximos passos da área”, ressaltou.
EmbraturLAB
A EmbraturLAB tem objetivo de promover competitividade e sustentabilidade ambiental no turismo. Assim, a ideia deste laboratório é usar a tecnologia na formulação de soluções para melhorar a experiência dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil.
Em seu primeiro edital, em parceria com a Turistech HUB, oito startups foram selecionadas pelo programa e irão participar da Aceleração do EmbraturLAB. Além de treinamentos e orientações de profissionais tecnicamente qualificados do turismo, três startups terão acesso a financiamentos que impulsionam as atividades do setor.
A capacitação começa nesta segunda-feira (31), com previsão de finalizar no dia 1º de novembro de 2023. As melhores iniciativas serão selecionadas para um teste prático, no Rio de Janeiro. Aquelas que se destacarem serão promovidas pela Embratur para serem utilizadas em outras cidades do país.
“Queremos ser um instrumento de trabalho a ser utilizado por todos os interessados em avançar no turismo brasileiro. Para isso criamos um canal de Inovação Aberta através da página do EmbraturLAB. Também lançamos uma Newsletter para comunicar sobre os novos projetos, ações em andamento, resultados e novidades da área de inovação da Embratur. Entendemos que quanto mais pessoas souberem da nossa iniciativa, mais alcance teremos à boas ideias e mais acesso às soluções inovadoras”, comentou Edivaldo Reis.
Segundo o gerente de Inovação, no segundo semestre, a Embratur planeja elaborar um Seminário de Inovação e Cultura para intensificar as ações de aceleração de startups, criar parcerias com empresas relacionadas à tecnologia e inovação e interessadas no desenvolvimento do turismo estrangeiro no país.