ATRATIVO TURÍSTICO

I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia realiza capacitação para o setor do turismo

Evento acontece em Florianópolis (SC) até 5 de agosto e busca conectar a cadeia produtiva e divulgar as potencialidades da gastronomia para o turismo internacional

Divulgação/Embratur
A coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jaques, palestrou sobre as potencialidades da gastronomia brasileira como um atrativo para impulsionar o turismo internacional

04/08/2023 – A Embratur participa, em Florianópolis (SC), do I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia, evento que reúne profissionais do setor, do trade turístico e consumidores para promover uma troca de experiências sobre o tema. A coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, realizou uma palestra nesta quinta-feira (3) para falar sobre as potencialidades da gastronomia brasileira como um atrativo para impulsionar o turismo internacional. 

A gastronomia é a terceira principal motivadora de viagens do mundo e é uma importante ferramenta de atração de estrangeiros que viajam em busca de novos ingredientes, sabores e experiências relacionadas à comida. 

“A estratégia da Embratur dialoga tanto com os turistas que planejam suas viagens para conhecerem restaurantes premiados, quanto com os que viajam em busca de experiências gastronômicas acessíveis e comunitárias”, disse a coordenadora da Embratur. 

O encontro une as quatro cidades brasileiras que possuem o título da Unesco de Cidades Criativas da Gastronomia: Florianópolis (SC), Belém (PA), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG). O evento conta com reuniões técnicas, palestras, visitas a produtores locais e uma feira criativa com apresentações culturais e degustação de pratos típicos. O objetivo é conectar a cadeia produtiva, promover uma troca de experiências e gerar novos negócios, parcerias e cooperação entre as cidades. 

A Embratur promove o turismo gastronômico do Brasil no exterior. A gastronomia é um dos atrativos brasileiros em destaque na campanha publicitária da Agência que está sendo veiculada neste mês nos Estados Unidos. Além disso, há um trabalho de inserção da gastronomia nos roteiros de press trips e famtours, fazendo com que jornalistas e operadores de viagens estrangeiros conheçam a nossa culinária. A Embratur também atua na captação de eventos e festivais gastronômicos internacionais. 

“Entendemos que a gastronomia tem um papel fundamental na conservação da biodiversidade e na valorização do patrimônio agroalimentar brasileiro. Por isso, promovemos um turismo gastronômico consciente, que incentiva o respeito ao meio ambiente e valoriza as raízes do povo brasileiro”, afirmou Ana Paula. 

O I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia vai até o dia 5 de agosto e é promovido pelo Sistema Comércio de Santa Catarina, com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Associação FloripAmanhã, Fecomércio MG, Fecomércio RJ e Fecomércio PA, e outras entidades.