DESENVOLVIMENTO

Pirenópolis (GO) e Macapá (AP) receberam a capacitação do Conexão Embratur

Parceria entre Embratur e Sebrae pretende qualificar empresas de turismo nos 27 estados do país; próximo workshop será em Corumbá (MS)

Divulgação/Embratur
Em Pirenópolis (GO), um dos mais importantes destinos turísticos do estado goiano, o workshop reuniu 35 participantes entre empresários, membros de entidades e agentes públicos ligados ao trade turístico.

07/08/2023 – O município de Pirenópolis (GO) e a capital Macapá (AP) sediaram novas etapas do Workshop Conexão Embratur. O treinamento nas duas cidades é fruto de uma parceria com o Sebrae, e tem como objetivo dar orientações e explicar estratégias a empresários, lideranças e representantes do trade turístico a fim de melhorar a experiência dos turistas estrangeiros em destinos brasileiros.

Em Pirenópolis, um dos mais importantes destinos turísticos do estado goiano, o workshop, realizado no dia 2 de agosto, reuniu 35 participantes entre empresários, membros de entidades e agentes públicos ligados ao trade turístico. Além de representatividades do setor da cidade, estiveram presentes representantes de Caldas Novas, Goiás, Formosa, Alto Paraíso, Cocalzinho e Corumbá – destinos que também recebem muitos turistas nacionais e internacionais. 

No evento, o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo de Moura Persi, apresentou estratégias que podem elevar o potencial turístico da cidade goiana e afirmou que o turista não quer apenas consumir, mas experimentar e vivenciar o que os destinos proporcionam. Além disso, Persi ressaltou que a gestão de dados, a partir da realidade local, são importantes na construção de um planejamento estratégico do destino. 

“O turismo de experiências é fundamental para a imagem do destino. É oportunizar ao turista viver, sentir a cidade, conversar com os moradores e vivenciar o destino na sua integralidade. E mostrar isso requer planejamento, sobretudo no período que antecede a viagem, na hora que o turista pesquisa o destino no Google, lê as avaliações, sobretudo em relação à sustentabilidade. O viajante, principalmente o  estrangeiro, tem a preocupação de causar o menor impacto possível no ambiente em que está visitando e acaba cobrando do empreendimento que ele contrata que ele tenha a mesma mentalidade”, completou. 

A secretária de Turismo de Pirenópolis, Vanessa Leal, acredita que o workshop irá preparar, ainda mais, o estado para receber turistas estrangeiros. 

“Esse tipo de capacitação da Embratur nos traz a oportunidade de nos prepararmos com dados, com números, com informações e principalmente, estender tudo isso ao nosso trade, porque entendemos que a preparação para o turismo internacional perpassa pelo poder executivo, pelos nossos empresários, por várias iniciativas e, principalmente, por essa nossa parceria com a Embratur. Com certeza, usaremos tudo o que aprendemos na nossa preparação para o mercado internacional”, finalizou. 

Macapá
Simultaneamente ao workshop em Pirenópolis, a Conexão Embratur também esteve em Macapá, no dia 2 de agosto. Na capital do Amapá, a capacitação reuniu 120 operadores do turismo amapaenses, entre gestores estaduais e municipais, representantes das redes hoteleiras, agentes de viagens e guias turísticos.

Durante o encontro, a Embratur, o Sebrae, representantes do governo local e do trade do estado puderam debater temas como ações de promoção e competitividade internacional dos destinos do Amapá e do Brasil. O gerente de Informação e Inteligência de Dados da Agência, Mateus José, representou a Embratur no evento. Para ele, o principal atrativo turístico do estado e de toda região amazônica é a diversidade.. 

“O Amapá tem uma cultura rica, uma gastronomia intensa, paisagens incríveis. E, dentro do workshop, a ideia é exatamente colocar esse leque de potencialidades na vitrine internacional. No treinamento, conseguimos compartilhar com os empreendedores, profissionais e gestores quais são os elementos e tendências que podem tornar o destino mais atrativos e competitivos no cenário mundial”, reforçou. 

Segundo a técnica da Secretaria de Turismo do Amapá , Lara Santos, com o workshop, os operadores do trade poderão investir nas novas oportunidades do setor. 

“Trazer essas novas tendências para as lideranças do trade e para todos que trabalham com o turismo no Amapá é importante porque ajuda a disseminar o conhecimento e as atualizações dentro do setor, como as novas tecnologias, os dados e como os roteiros podem ser mais atrativos a partir dessas ferramentas”, afirmou.

Capacitação
Já foram cinco estados visitados pela Conexão Embratur: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Macapá e Goiás, respectivamente. A iniciativa pretende passar por todos os estados brasileiros ao longo deste ano. A ideia é oferecer uma capacitação qualificada abrangendo o trade de todo o país, como afirma o presidente da Agência, Marcelo Freixo. 

“Quase todo o trade turístico brasileiro é formado por micro, pequenas e médias empresas, e esse trabalho em parceria com o Sebrae é fundamental para garantir que esses serviços atendam bem o turista estrangeiro. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais, é um diálogo que ajuda a entender o perfil de nosso turista e nos permite investir para atendê-lo cada vez melhor”, reforçou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

O Sebrae, parceiro da Embratur nos workshops, também estará na caravana de capacitação por todo o Brasil. “O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o turismo no país. Sabemos que toda uma cadeia de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e, quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, emprego e contribuímos para o combate da miséria do país”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima.

A cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, recebe nesta segunda-feira (7) equipe do Conexão Embratur.