16/08/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou da abertura do 35º Congresso da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), na noite desta terça-feira (15), em Brasília (DF). Considerado o maior evento de informação e conhecimento para bares e restaurantes no Brasil, o Congresso da Abrasel discute os principais desafios e propõe soluções para o avanço do setor.
“É extremamente importante esse encontro de bares e restaurantes, pois é um grande setor gerador de emprego e renda, e que está muito atrelado ao turismo. Cada vez mais a gastronomia e o turismo andam juntos. O turismo é experiência, e em cada destino do Brasil há uma enorme diversidade de experiências únicas a serem vividas na gastronomia dos restaurantes e da cultura de comida de boteco. O setor de bares e restaurantes é parceiro da Embratur”, disse o presidente Marcelo Freixo.
No discurso de abertura, o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior, destacou a presença da Embratur no evento e a potência do setor, que está presente em todos os municípios brasileiros.
“Estamos falando de um setor que gera sete milhões de empregos diretos. Nosso setor cuida da alimentação, gera os maiores empregadores do país e gera o maior número de empreendedores”, afirmou Solmucci.
A abertura do Congresso Abrasel também contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, e demais autoridades. Pela Embratur, também prestigiaram o evento a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil, o gerente de Mercados e Eventos Internacionais, Bruno Reis, e a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Agência, Ana Paula Jacques.
“A gastronomia ocupa uma agenda cada vez mais importante, porque a gente está entendendo a prioridade que a gastronomia brasileira está tomando na promoção do Brasil no exterior”, afirmou a diretora Jaqueline Gil.
“E esse evento da Abrasel se torna ainda mais importante por conta disso. A Embratur entende a relevância desse segmento e a gente está aqui para promover ainda mais a gastronomia como um diferencial competitivo para o Brasil”, complementou a coordenadora Ana Paula Jacques.
O tema deste ano do Congresso da Abrasel é “Na era digital, o ser humano”. O assunto irá orientar as palestras, aulas e feiras que serão realizadas até a próxima quinta (17), com a participação de empresários do setor e de chefs que são referência na gastronomia brasileira.
Turismo gastronômico
A Embratur trabalha para posicionar o Brasil como um país referência em turismo gastronômico, valorizando a sustentabilidade, a biodiversidade e o patrimônio agroalimentar brasileiro. Entre as ações da Agência, estão a promoção da gastronomia em campanhas publicitárias, como a lançada nos Estados Unidos em julho, e no roteiro das famtours e press trips realizadas em 2023.
A gastronomia é a terceira principal motivadora de viagens do mundo e é uma importante ferramenta de atração de estrangeiros que viajam em busca de novos ingredientes, sabores e experiências relacionadas à comida.
O Brasil é o único país do mundo com quatro municípios reconhecidos pela Unesco como Cidades Criativas da gastronomia (Belém, Paraty, Belo Horizonte e Florianópolis). Além disso, três restaurantes brasileiros figuram no ranking dos melhores do mundo.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.