16/08/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou da abertura do 35º Congresso da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), na noite desta terça-feira (15), em Brasília (DF). Considerado o maior evento de informação e conhecimento para bares e restaurantes no Brasil, o Congresso da Abrasel discute os principais desafios e propõe soluções para o avanço do setor.
“É extremamente importante esse encontro de bares e restaurantes, pois é um grande setor gerador de emprego e renda, e que está muito atrelado ao turismo. Cada vez mais a gastronomia e o turismo andam juntos. O turismo é experiência, e em cada destino do Brasil há uma enorme diversidade de experiências únicas a serem vividas na gastronomia dos restaurantes e da cultura de comida de boteco. O setor de bares e restaurantes é parceiro da Embratur”, disse o presidente Marcelo Freixo.
No discurso de abertura, o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior, destacou a presença da Embratur no evento e a potência do setor, que está presente em todos os municípios brasileiros.
“Estamos falando de um setor que gera sete milhões de empregos diretos. Nosso setor cuida da alimentação, gera os maiores empregadores do país e gera o maior número de empreendedores”, afirmou Solmucci.
A abertura do Congresso Abrasel também contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, e demais autoridades. Pela Embratur, também prestigiaram o evento a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil, o gerente de Mercados e Eventos Internacionais, Bruno Reis, e a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Agência, Ana Paula Jacques.
“A gastronomia ocupa uma agenda cada vez mais importante, porque a gente está entendendo a prioridade que a gastronomia brasileira está tomando na promoção do Brasil no exterior”, afirmou a diretora Jaqueline Gil.
“E esse evento da Abrasel se torna ainda mais importante por conta disso. A Embratur entende a relevância desse segmento e a gente está aqui para promover ainda mais a gastronomia como um diferencial competitivo para o Brasil”, complementou a coordenadora Ana Paula Jacques.
O tema deste ano do Congresso da Abrasel é “Na era digital, o ser humano”. O assunto irá orientar as palestras, aulas e feiras que serão realizadas até a próxima quinta (17), com a participação de empresários do setor e de chefs que são referência na gastronomia brasileira.
Turismo gastronômico
A Embratur trabalha para posicionar o Brasil como um país referência em turismo gastronômico, valorizando a sustentabilidade, a biodiversidade e o patrimônio agroalimentar brasileiro. Entre as ações da Agência, estão a promoção da gastronomia em campanhas publicitárias, como a lançada nos Estados Unidos em julho, e no roteiro das famtours e press trips realizadas em 2023.
A gastronomia é a terceira principal motivadora de viagens do mundo e é uma importante ferramenta de atração de estrangeiros que viajam em busca de novos ingredientes, sabores e experiências relacionadas à comida.
O Brasil é o único país do mundo com quatro municípios reconhecidos pela Unesco como Cidades Criativas da gastronomia (Belém, Paraty, Belo Horizonte e Florianópolis). Além disso, três restaurantes brasileiros figuram no ranking dos melhores do mundo.