05/09/2023 – A Embratur iniciou nesta semana a fase de pré-aceleração das 15 startups selecionadas no Conecta IGU – programa de inovação voltado ao setor do Turismo. A iniciativa pretende impulsionar os projetos que apresentem soluções, com uso de tecnologia e da inovação, para minimizar os desafios do setor turístico no Brasil, principalmente para os viajantes estrangeiros.
As empresas já cumpriram a primeira etapa, quando tiveram suas propostas homologadas e avaliadas. Nesta segunda fase do Conecta IGU, na pré-aceleração iniciada nesta terça-feira (5), as startups participarão de vários encontros e terão orientação especializada, suporte e acompanhamento para desenvolver um pitch – momento em que farão uma apresentação breve e direta sobre suas propostas. Os temas de inovação englobam soluções que melhorem a emissão de vistos e produzam dados sobre o fluxo de visitantes estrangeiros, como explica o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis.
“Buscar meios para simplificar e agilizar o processo de emissão de vistos e realizar o mapeamento do fluxo de pessoas nas fronteiras são os grandes objetivos da Aceleração Conecta IGU. São importantíssimos, pois irão propiciar a obtenção e análise de dados para assim usarmos de forma estratégica nas ações da Embratur no fomento do turismo internacional “, ressaltou.
O gerente de Inovação explicou ainda que, na terceira e última fase, no Pitch Day, a Embratur selecionará até cinco empresas para elaboração das provas de conceito. As startups escolhidas terão incentivos como: acesso a infraestrutura, apoio e mentoria técnica de especialistas do PTI-BR e da Embratur; networking e conexões com parceiros das instituições envolvidas; acesso à incubadora do PTI-BR; acesso ao Smart CTI (sandbox), para testes e validações de tecnologias do setor em ambiente real, entre outros
Conecta IGU
Fruto de uma parceria da Embratur com a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o programa quer simplificar e agilizar, por exemplo, o processo de emissão de vistos para facilitar a visitação de estrangeiros ao Brasil. “O PTI (Parque Tecnológico de Itaipu) é um grande parceiro nessa empreitada em conjunto para o desenvolvimento do turismo no país”, comentou Edivaldo Reis.
Além disso, a parceria irá criar indicadores sobre o fluxo de turistas, permitindo a compreensão do comportamento dos visitantes e a identificação de oportunidades de crescimento para o segmento.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explica que o Conecta IGU irá ajudar a entender melhor o perfil dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil. “A partir desta iniciativa, queremos entender mais sobre quem são os nossos turistas, o que eles pensam, o que desejam encontrar nas nossas cidades e, principalmente, o que consideram em suas tomadas de decisão na escolha do destino de suas férias. Ou seja, é a inteligência de informação para gerar melhores investimentos no setor”, explica Freixo. Além disso, segundo ele, a Embratur pretende facilitar a emissão dos vistos para que mais turistas possam vir para o Brasil.
O lançamento do Conecta IGU aconteceu no início de junho de 2023, em Foz do Iguaçu (PR), como parte das ações do EmbraturLAB – laboratório de inovação do turismo da Embratur. Startups que tenham projetos capazes de oferecer solução exequível, viável econômica e tecnologicamente para, pelo menos, um dos eixos estabelecidos, podem participar do Conecta IGU.
No total, serão investidos R$ 350 mil nos seis meses da etapa de desenvolvimento da PoC (Proof of Concept), ou prova de conceito, o teste na prática de soluções apresentadas por até cinco startups selecionadas, além de uma série de benefícios oferecidos conforme consta no edital.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.