14/09/2023 – A Embratur participou de um dos mais importantes encontros brasileiros do turismo de eventos: III Summit Eventos Brasil, realizado em Fortaleza (CE). O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos e sua associada Abeoc/Ceará, em parceria com a Academia Brasileira de Eventos e Turismo. No encontro, os principais profissionais do setor turístico no Brasil debateram temas relacionados à indústria brasileira de eventos e turismo, inclusive com a apresentação de cases e novas tecnologias aplicadas ao setor.
A gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da Embratur, Vaniza Schuler, participou do evento, durante os dias 11 e 13 de setembro, e palestrou sobre a “Ação e Capacitação para Captação de Eventos Internacionais – Ofertada pela Embratur”. Na ocasião, Vaniza Schuler apresentou as novas diretrizes da Agência e uma análise do cenário de eventos internacionais e da internacionalização dos congressos e feiras brasileiras.
“Aproveitamos a presença qualificada dos representantes do turismo de eventos do país, como os da Abeoc e da Academia Brasileira para debater temáticas importantes e a oportunidade de trabalharmos em conjunto e construir, de forma colaborativa, as políticas e programas voltados à promoção do Brasil”, ressaltou.
A presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) no Ceará, Enid Câmara, classificou como positiva a participação da Embratur no evento. “No Simpósio Satélite Embratur, um evento em paralelo com o Summit Brasil Eventos, voltado a todas as entidades do setor, tivemos a oportunidade de uma construção conjunta, com a Embratur, de uma política pública customizada para o turismo”, afirmou.
Além de representantes da Abeoc nacional e regional, o encontro teve a participação do presidente da Associação Brasileira de Eventos Corporativos e Sociais (Abrafesta), Ricardo Dias, e do presidente da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe), Paulo Ventura.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.