COLEGIADO

Ministério da Cultura convida a Embratur a participar do Conselho Superior do Cinema

Presidente Marcelo Freixo se reuniu com Secretaria Nacional do Audiovisual, nesta quarta-feira (20), para debater parcerias para aproximar a produção audiovisual do turismo internacional
Renato Vaz/Embratur
A estratégia da Embratur é utilizar o audiovisual como ferramenta para ampliar a atração de turistas estrangeiros para o Brasil

20/09/2023 – A Embratur fará parte, como convidada permanente, do Conselho Superior do Cinema, órgão colegiado ligado ao Ministério da Cultura e responsável pela discussão e definição de políticas para desenvolvimento da indústria cinematográfica nacional. O convite foi feito pela secretária nacional de Audiovisual da pasta, Joelma Oliveira Gonzaga, em reunião com o presidente Marcelo Freixo, nesta quarta-feira (20).

Freixo e Joelma debateram parcerias e ações que possam ser feitas em conjunto para aproximar a produção audiovisual e o setor do turismo. A estratégia da Embratur é utilizar o audiovisual como ferramenta para ampliar a atração de turistas estrangeiros para o Brasil. 

“Agradeço muito o convite de fazer parte do Conselho Superior de Cinema. A gente quer que a Embratur faça parte do colegiado, porque temos um entendimento de que o turismo é o grande motor da economia do século XXI, e o audiovisual é um instrumento decisivo para o turismo e para a construção de um projeto de país”, disse Freixo.

Para a secretária do Ministério da Cultura, a participação da Embratur poderá ajudar nas discussões sobre a internacionalização do audiovisual e medidas que possam facilitar a atração de produções internacionais para o Brasil. “O audiovisual tem muita convergência com o turismo. Compondo uma estrutura de trabalho conjunta, vamos somar esforços e experiências para atrair e para exportar produções audiovisuais”, disse Joelma. 

Também participaram da reunião a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, e a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Agência, Ana Paula Jacques.

“O audiovisual conta histórias ligadas a territórios que podem instigar as pessoas a visitar uma determinada localidade. Podemos conectar a estrutura do turismo com o desenvolvimento de roteiros ligados a essas produções”, disse Jaqueline Gil.

Edital
No encontro, a Embratur também aproveitou para convidar a Secretaria Nacional de Audiovisual para participar de uma comissão que vai selecionar roteiros para a produção de curtas-metragens vinculados ao setor do turismo. O edital do festival será oficialmente lançado durante a 50ª edição da ABAV Expo, que acontece na próxima semana no Rio de Janeiro, juntamente com outros programas ligados à temática. 

“Internacionalmente falando, o audiovisual é uma estratégia importante na disseminação da imagem de um país e na atração de turistas. Estamos desenhando uma estratégia macro, com projetos a curto e a longo prazo, para aproximar o turismo e o audiovisual”, complementou Ana Paula Jacques.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.