DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO

ABAV Expo 2023: Embratur e Gastromotiva oficializam parceria para promover gastronomia social no exterior

A assinatura do acordo, que pretende promover o turismo brasileiro por meio da gastronomia social, será no dia 27 de setembro. Refeitório da ONG será visitado por compradores internacionais do ABAV Buyers Club
Divulgação
Com a parceria, a Gastromotiva passará a atuar nos eventos internacionais promovidos pela Embratur, como feiras e roadshows, por exemplo, com ações de live cooking

21/09/2023 – A Embratur assinará, no dia 27 de setembro, um acordo de cooperação técnica com a ONG Gastromotiva para a promoção do turismo por meio da gastronomia social. A organização, liderada pelo chefe de cozinha David Hertz, oferece gratuitamente formação profissional na área de produção alimentar, e tem atraído chefs renomados de diversos países, que trocam experiência e conhecimento na cozinha da Gastromotiva. A parceria será oficializada durante a 50ª edição da ABAV Expo, que acontecerá no Rio de Janeiro.

Com a parceria, a Gastromotiva passará a atuar nos eventos internacionais promovidos pela Embratur, como feiras e roadshows, por exemplo, com ações de live cooking. Um plano de trabalho conjunto definirá as ações de promoção da gastronomia brasileira no exterior nos próximos anos. 

“Vamos promover para o mundo uma gastronomia que é também um motor de transformação social. Esse é o Brasil que apresentamos para o mundo, com uma gastronomia rica e diversa, que valoriza sua tradição e suas origens, mas também que inova, sempre prezando pela sustentabilidade em toda sua cadeia de insumos, gerando emprego e renda em todo o país”, comentou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Segundo a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Agência, Ana Paula Jaques, esta parceria tem a finalidade de promover uma gastronomia agroecológica e sustentável. “Estamos falando de uma gastronomia justa, inclusiva, que valoriza a nossa biodiversidade, nosso povo e o nosso território. Com isso, também estamos falando sobre o desperdício de alimentos, sobre combate à fome, bem conectado com o projeto de país que queremos e estamos construindo neste momento”, reforçou. 

Cumprindo a função social, o Gastromotiva atua no Brasil em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, mas também tem sede na Cidade do México, Cidade do Cabo (África do Sul) e San Salvador (El Salvador), e tem projetos onde utiliza o alimento como ferramenta de transformação por meio da educação e combate ao desperdício. O chef e fundador da ONG, David Hertz, começou o projeto em 2006 com um restaurante-escola, no Rio de Janeiro. 

“Temos três valores que norteiam nosso trabalho: equidade, direitos humanos e inclusão social. A partir daí, nasceu o Refettorio Gastromotiva, que é um restaurante-escola onde os alunos dos nossos cursos e renomados chefs convidados cozinham e servem, voluntariamente, pessoas em situação de vulnerabilidade social”, contou Hertz.

Famtour
Como parte da programação da 50ª edição da ABAV Expo, a Embratur e a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) convidaram representantes de operadores de turismo internacional para participar do Programa ABAV Hosted Buyers Club. O grupo de compradores, que operam o setor de turismo na Argentina, no Chile, no Paraguai e no México, irão conhecer o projeto do Gastromotiva e o Reffetorio, no Rio de Janeiro. 

A partir do dia 23 de setembro, eles vão participar de viagens de familiarização (famtours) para conhecer melhor os atrativos turísticos de Foz de Iguaçu (PR) e de outras cidades do Rio de Janeiro, além da capital, que já comercializam ou que poderão colocar em suas estratégias de venda. 

No dia 30 de setembro (sábado), os operadores farão uma imersão no projeto social, visitando as cozinhas comunitárias da Gastromotiva e participando de um almoço no Reffetorio, localizado no Rio de Janeiro(RJ).  Durante os três dias do evento no Rio de Janeiro, os compradores ainda irão participar de reuniões e rodadas de negócios com os expositores da feira, com o objetivo de promover os produtos e serviços turísticos brasileiros.

Sobre a ABAV Expo
A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é o maior evento do mercado do Turismo brasileiro e uma das principais do calendário latino americano. Reúne os principais players do Turismo do Brasil e do mundo e é a grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do turismo, além de ser um ambiente de negócios, relacionamento e capacitações. Está em sua 50ª edição e é organizada e realizada pela ABAV Nacional. Foi apontada por 72% dos profissionais da indústria como o evento de maior relevância para participar em 2022, segundo pesquisa da ABAV em parceria com o SEBRAE, realizada em junho de 2021.

Em 2022, o evento foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Os indicadores econômicos, segundo a pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, por meio da EMPETUR e com o apoio do Observatório do Turismo, demonstram que a rede hoteleira no Grande Recife (Recife/Olinda e Jaboatão dos Guararapes) teve uma ocupação média de 88,52%. O fluxo de hóspedes nos hotéis foi de 26.017 turistas, com uma estadia média de 4,5 dias e valor médio de R$2.199,36. A receita turística bruta no período foi de R$84,5 milhões.

Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br