PROMOÇÃO INTERNACIONAL

FIT 2023: voos, resorts e cruzeiros: saiba o que esperar do estande Brasil na principal feira de turismo da América Latina

Embratur terá estande na FIT Buenos Aires, de 30 de setembro a 2 de outubro
Divulgação/Embratur
“Disfruta, vive y siente un Brasil espectacular”. Esse será o conceito da nova campanha da Embratur de promoção do Brasil na América Latina.

29/09/2023 – O Brasil vai marcar presença na maior feira internacional de turismo da América Latina. Com uma programação recheada de novidades, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) apresentará na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, de 30 de setembro a 3 de outubro, novas rotas aéreas e uma parceria que vai tocar direto no coração de turistas, assim como do setor do turismo: a promoção de resorts com “all inclusive” em praias paradisíacas.

“A Argentina historicamente sempre foi nosso principal mercado emissor de turistas. Somos povos irmãos e é nosso principal parceiro econômico no continente. O presidente Lula tem atuado para ampliar nossas parcerias, fortalecendo o Mercosul e criando mecanismos de governança que permitam estreitarmos ainda mais nossos laços. O turismo também está inserido nessa estratégia”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que cumprirá uma extensa agenda no evento, e em reuniões paralelas com autoridades locais.

Novas rotas
Além do anúncio de aumento de frequência de voos e novas rotas com destino ao Brasil, a Embratur vai se reunir com as companhias aéreas que operam voos para o Brasil. O objetivo é definir estratégias de promoção conjunta dos destinos brasileiros, para garantir maior demanda de turistas dos nossos países vizinhos na América Latina nestes voos. No estande da Embratur, será anunciada a ampliação da malha aérea da GOL Linhas Aéreas dos voos que conectam a Argentina ao Brasil. São 57% a mais de pousos e decolagens entre janeiro e março do ano que vem, se comparado ao mesmo período deste ano. Entre as novas rotas, estão as que conectam Buenos Aires a Porto Seguro (BA), João Pessoa (PB), Navegantes (SC) e Belo Horizonte (MG). 

No estande da Embratur, também haverá evento de divulgação do voo da Jetsmart para Florianópolis. A companhia aérea hoje opera 22 voos semanais no Brasil e estuda ampliar sua atuação no país; atualmente a companhia tem cinco rotas ligando o Brasil à Argentina, Uruguai e Chile. Haverá ainda uma conversa com os representantes da lowcost Flybondi Linhas Aéreas, para tratar de novas rotas para o Brasil, e da inauguração de uma filial brasileira; e com a Aerolíneas Argentinas para tratar da inauguração de novos voos com destino ao Brasil, principalmente para Norte e Nordeste do país. 

Também no estande da Embratur, haverá o lançamento temporada 2024/25 MSC Cruzeiros, reforçando a estratégia de ampliar as rotas de 7 a 9 dias com paradas em destinos brasileiros. A Embratur também realiza, na FIT, uma ação especial com operadoras de cruzeiros, para demonstrar como a implementação de paradas nos portos de Santa Catarina e do Paraná, no litoral sul do país, podem impulsionar viagens pelo mar ainda neste ano. 

Mais do que sol e praia
A Embratur dá o pontapé inicial da parceria com a Associação Resorts Brasil na FIT Argentina. A instituição representa 53 resorts em locais privilegiados pela natureza ou pela sua história, e assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Embratur no dia 27 de setembro, na ABAV Expo, no Rio de Janeiro. O plano de trabalho conjunto prevê ações de promoção desses empreendimentos turísticos, para ganhar competitividade na América Latina e disputar mercado com o Caribe, grande polo internacional de atração de turistas com esse perfil de consumo. A campanha publicitária na América Latina, que será lançada durante a FIT, já contempla a promoção desses resorts. Juntos, os empreendimentos filiados à Resorts Brasil totalizam 16.300 quartos e geram cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos, de Norte a Sul do Brasil. 

O gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Diretoria de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, destaca que, na FIT Argentina, a estratégia de promoção do Brasil também passa pela diversificação de produtos, com grande relevância para o ecoturismo e cultura. “O mercado argentino será impactado com nossa estratégia integral, com sinergia das ferramentas de promoção: campanha, press trips, famtours e participação em feira, por todas as frentes estamos apresentando experiências de ecoturismo e turismo de natureza para que os potenciais turistas e agentes de viagem possam explorar a riqueza da biodiversidade brasileira e ofertar para seus clientes no curto prazo”, afirma.

Ele ressalta que a participação do Brasil na feira é realizada em parceria com o Sebrae, uma instituição brasileira que tem como objetivo a capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico e competitividade de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo no país. 

Lançamento de campanha
“Disfruta, vive y siente un Brasil espectacular”. Esse será o conceito da nova campanha da Embratur de promoção do Brasil na América Latina. Nos vídeos e peças, os turistas vão encontrar a diversidade de destinos e experiências brasileiras para curtir o Brasil, com muito sol, praia, natureza, atividades de ecoturismo e cultura. Além da Argentina, a campanha será veiculada no Chile, Paraguai, Colômbia, Peru e México. 

A campanha, planejada e criada com base nos dados de mercado e relatórios da Embratur, usa linguagem reconhecida no ambiente digital, utiliza “reviews”, relatos reais vividos por turistas que visitaram o Brasil e espontaneamente publicaram suas impressões em plataformas digitais. Acompanhado do comentário real, a campanha traz imagens ilustrativas dos destinos e atividades. 

Brasil na FIT
Com 33 coexpositores, que vão desde operadores de turismo a redes hoteleiras, o estande da Embratur vai mostrar o que o Brasil tem de melhor: praias paradisíacas do Sul ao Nordeste, que podem ser aproveitadas com uma culinária inigualável e uma cultura rica. A programação de “cooking shows” vai dar um aperitivo do que é possível deliciar, especialmente na Bahia, em Santa Catarina e em Minas Gerais. Tudo isso será embalado em ritmos bem brasileiros, como o samba e o “chorinho”.

A Feira também será palco para reunião estratégica do Comitê Viaje Brasil, criado em parceria entre Embaixada do Brasil na Argentina e Embratur. A iniciativa é formada por atores do mercado de turismo da Argentina com o objetivo de fomentar as vendas de destinos brasileiros. Os visitantes ainda poderão ter um encontro com a Amazônia no estande Brasil. O filme Amazônia Viva, uma experiência imersiva pela região do Rio Tapajós, no Norte do país, poderá ser assistido. Com filmagens em 360º e óculos de realidade virtual, o vídeo transmite a sensação de estar na maior floresta tropical do mundo.

Turismo em números

A Argentina é, há anos, o principal emissor de turistas ao Brasil, ao passo que o Brasil é o principal destino dos turistas argentinos. Só de janeiro a julho de 2023, 1,3 milhão de turistas argentinos chegaram ao Brasil. O número supera todas as chegadas de turistas da Argentina registradas em todo o ano de 2022 (cerca de 1 milhão). Os dados são da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, em parceria com as equipes do Ministério do Turismo e da Polícia Federal.

A América Latina como um todo enviou 2,3 milhões de turistas ao Brasil nos primeiros sete meses deste ano. A chegada total de estrangeiros no Brasil no período já supera o total de acessos registrado em 2022. De janeiro a julho de 2023, 3,655 milhões de turistas internacionais entraram no nosso país. Foram 3,630 milhões em todo o ano passado. 

SERVIÇO:
Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) Buenos Aires

Data: 30 de setembro a 3 de outubro
Local: La Rural, Prédio Ferial de Buenos Aires – Av. Sarmiento 2704 – Av. Santa Fe 4201 – Juncal 4431 – Buenos Aires / Argentina
Como participar: No site da FIT Buenos Aires é possível encontrar os ingressos para visitantes e o credenciamento para a imprensa.

Conheça todos os parceiros do estande Brasil na FIT Buenos Aires:

Destinos: Salvador, Minas Gerais, Recife, Bonito, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Sebastião, Resorts Brasil

Operadores de Turismo: Del Bianco Travel Experience, Journeys Dmc, Etoursbrazil Dmc, Via Capi Dmc, Gm Group Dmc, Ezlink Operadora, Tourmed Dmc, Infinitas Travel, 5senses Lifestyle, Amazon Lord – Pesca Deportiva Y Ecoturismo, Itaparica Tour Operator, Enjoy Exp Operador Turismo Sp, Rio Maximo Tours, Viajow Tour Operator & Dmc e Rio Del Cristo Turismo

Marketing de Destinos: Visite São Paulo, Porto Alegre Convention & Visitors Bureau e Visit Rio

Operador de Cruzeiro: Costa Cruceros Argentina e MSC Cruceros.

Rede de Hotelaria: Windsor Hotéis

Meios de Hospedagem: Hotel Vila da Santa (Búzios – RJ), Fairmont Rio de Janeiro Copacabana (Rio de Janeiro – RJ), Grand Mercure SP Itaim Bibi (São Paulo-SP) e Majestic Palace Hotel (Florianópolis-SC).