FEIRA DE TURISMO

ABAV Expo 2023: Embratur encerra participação com encontro com DMCs

Agência celebrou parcerias, realizou capacitações e estreitou laços com o trade turístico nacional e internacional 

Divulgação/Embratur
Neste último dia da ABAV Expo 2023, a Embratur promoveu uma troca de ideias com operadoras de turismo que vendem o Brasil no exterior, no workshop “I Encontro Embratur & DMCs: O trabalho em rede na promoção internacional”

29/09/2023 – Chegou ao fim, nesta sexta-feira (29), a 50ª edição da ABAV Expo 2023, e a Embratur encerrou a sua participação na maior feira de turismo do Brasil celebrando os acordos, as parcerias e o lançamento de novos projetos que vão impulsionar a promoção internacional do Brasil e a vinda de estrangeiros para o nosso país. 

No último dia de feira, a Embratur promoveu uma troca de ideias com operadoras de turismo que vendem o Brasil no exterior. O “I Encontro Embratur & DMCs: O trabalho em rede na promoção internacional” contou com apresentações sobre Marca Brasil, mercados prioritários e outros temas, como sustentabilidade e inovação. “É a primeira ação que fizemos para nos reconectarmos com as operadoras de receptivo internacional [Destination Management Company (DMCs)]. Foi um encontro muito importante para entrarmos em sinergia com o mercado”, disse a gerente de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mônica Sâmia. 

Entre as principais ações realizadas ao longo dos três dias do evento, estão a assinatura de protocolos de intenções com as companhias aéreas Copa Airlines e TAP, o lançamento de projetos para estimular o turismo audiovisual e o fechamento de acordos com diversas organizações nacionais e internacionais. Além disso, a Agência estreitou laços com grandes compradores internacionais, que participaram da feira a convite da Embratur e da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e que, agora, poderão vender o Brasil lá fora como destino turístico com estratégia e qualificação. 

Confira abaixo detalhes da participação da Embratur na ABAV Expo:

Buyers Club
A participação da Embratur na ABAV Expo começou com o Programa ABAV Hosted Buyers Club, que, em parceria com a ABAV, trouxe para o Brasil 50 representantes de operadores de turismo de 15 países para conhecer os atrativos turísticos do nosso país e participar da feira. Divididos em grupos, os compradores internacionais conheceram, ao longo da semana, atrativos turísticos em Foz do Iguaçu (PR) e em cidades do estado do Rio de Janeiro em uma viagem de familiarização (famtour). Na ABAV Expo, os buyers também participaram de uma capacitação promovida pela Embratur com foco no destino Brasil e no turismo de experiências. 

Parceria com Copa e TAP
A Embratur assinou na ABAV Expo dois protocolos de intenções com as companhias Copa Airlines e TAP para ampliar a conectividade aérea do Brasil com mercados estratégicos para o turismo internacional. As parcerias buscam atrair mais visitantes estrangeiros para o Brasil a partir dos principais hubs das empresas, localizados no Panamá e em Portugal, respectivamente, e ampliar a oferta de voos para diferentes destinos do Brasil. 

Os acordos preveem a criação de planos de trabalho integrados, que irão definir as ferramentas da Embratur que serão utilizadas para as ações de promoção do Brasil no exterior em conjunto com empresas nos próximos anos, levando em consideração critérios de sustentabilidade, inovação e diversidade.

Turismo audiovisual
Um concurso inédito de curtas-metragens ‘Brasil com S’ foi lançado pela Embratur na ABAV Expo. O edital irá selecionar projetos para a produção de obras audiovisuais que promovam o Brasil como destino turístico. As inscrições estarão abertas de 23 de outubro até 7 de dezembro e poderão ser feitas no site audiovisual.embratur.com.br.

A Agência também firmou parceria com a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), para desenvolver ações conjuntas que ampliem a visibilidade dos destinos brasileiros a partir de obras audiovisuais, além de associar o marketing turístico internacional do setor audiovisual e promover o Brasil como um destino film friendly. 

Turismo sustentável
Foi lançado o Guia Brasileiro de Ação Climática para Empresas e Destinos Turísticos. O documento, elaborado pela Green Initiative e traduzido ao português pela Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, busca orientar o trade turístico para o cumprimento de metas de descarbonização e regeneração do setor. 

Promoção de Resorts
A Embratur celebrou, no primeiro dia de ABAV Expo, um acordo de cooperação técnica com a associação Resorts Brasil, para a promoção internacional dos resorts brasileiros. A parceria inédita, já com plano de trabalho finalizado, pretende fazer a promoção dos 81 resorts brasileiros nos mercados internacionais, para ganhar competitividade na América Latina e disputar mercado com o Caribe, grande polo internacional de atração de turistas  om esse perfil de consumo. Na parceria, estão previstas ações de promoção em campanhas publicitárias, participação nas feiras internacionais, como a FIT (Argentina) e a FITPar (Paraguai), e ações de qualificação do trade para melhor receber o turista estrangeiro.

Parceria por gastronomia social
A Embratur assinou um acordo de cooperação técnica com a ONG Gastromotiva para a promoção do turismo por meio da gastronomia social. A organização, liderada pelo chefe de cozinha David Hertz, oferece gratuitamente formação profissional na área de produção alimentar, e tem atraído chefs renomados de diversos países, que trocam experiência e conhecimento na cozinha da Gastromotiva. Com a parceria, a Gastromotiva passará a atuar nos eventos internacionais promovidos pela Embratur, como feiras e roadshows, por exemplo, com ações de live cooking. Um plano de trabalho conjunto definirá as ações de promoção da gastronomia brasileira no exterior nos próximos anos.

Promoção inovadora na Europa
Além disso, a Agência fechou uma parceria com a agência de viagens online Viajes El Corte Inglês para a execução de uma campanha promocional na Europa que tem como objetivo estimular vendas de viagens e reservas para o Brasil entre turistas da Espanha, Portugal, França e Itália. Três temas centrais norteiam a parceria: sustentabilidade, gastronomia e inovação. Entre as novidades da parceria, está a oferta de uma experiência de imersão virtual interativa em destinos brasileiros, a criação de um hotsite apresentando os destinos brasileiros sustentáveis e os pacotes para conhecê-los, e a unificação do cardápio dos cafés da rede El Corte Inglês durante uma semana com produtos brasileiros, e QR Code que direciona para a venda de pacotes com destino ao Brasil, onde o turista pode conhecer cada uma das iguarias. Haverá também a projeção de peças da campanha publicitária da Embratur para o mercado europeu nos telões de LED da rede varejista, nas lojas em que eles dispõem destes displays.

Capacitações para o trade
A Embratur promoveu o workshop “Conexão Embratur” para apresentar ao trade turístico as ações que foram desenvolvidas ao longo do ano e as atividades que serão realizadas até o final de 2023 na promoção internacional do Brasil. Diretores, gerentes, coordenadores e demais colaboradores da Agência comandaram painéis que falaram sobre Marca Brasil, mercados prioritários, dados e inovação, sustentabilidade e turismo de negócios e eventos. 

A Embratur ainda apresentou para o trade turístico o Cadastro de Experiências Turísticas, o CAÊ. A plataforma, desenvolvida pela empresa Destinos Inteligentes – uma das startups aceleradas pelo EmbraturLAB, é uma ferramenta que será lançada em breve pela Agência para identificação de experiências turísticas, com detalhamento de informações importantes para a promoção internacional, como indicadores de sustentabilidade e comunicação em línguas estrangeiras.

No último dia da ABAV Expo, a Embratur promoveu o “I Encontro Embratur & DMCs: O trabalho em rede na promoção internacional”, estreitando laços com empresas de gerenciamento de destino, e participou do Comitê de Inteligência na ABAV Expo, em reuniões sobre ESG e encontro com o Sebrae e representantes da Rota das Emoções. 

Encontros com gestores do turismo

A Embratur marcou presença no workshop da Associação Nacional dos Secretários e Diretores Municipais de Turismo (Anseditur), no lançamento do Polo de Experiências do Sebrae e na abertura da assembleia do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Além disso, também esteve no estande do Visit Rio para o lançamento de uma plataforma renovada para impulsionar o turismo do Rio de Janeiro no ambiente digital.

Para saber mais sobre como foi o evento, acesse o site da ABAV Expo 2023.