PARCERIA

Trade turístico de Alagoas recebe capacitação da Embratur para apresentar atrativos naturais e sustentáveis a turistas estrangeiros 

Capacitação, promovida em parceria da Agência com o Sebrae Nacional, levou orientações e estratégias de promoção internacional dos destinos alagoanos, como os cânions do Rio São Francisco,
Divulgação/Embratur
A equipe da Embratur realiza workshop na cidade de Delmiro Gouveia, cerca de 300 km de Maceió (AL), para capacitar empresários, membros de entidades e agentes públicos ligados ao trade turístico na intenção de melhorar a experiência dos turistas estrangeiros

09/10/2023 – A equipe da Embratur esteve na cidade de Delmiro Gouveia, cerca de 300 km de Maceió (AL), para capacitar empresários, membros de entidades e agentes públicos ligados ao trade turístico na intenção de melhorar a experiência dos turistas estrangeiros que chegam na região. O local, banhado pelo Rio São Francisco, já recebe muitos turistas brasileiros. Os cânions no meio do sertão fazem divisa com vários estados como Bahia, Sergipe e Pernambuco e são um atrativo único para quem procura destino natureza e ecoturismo. 

A oficina foi ministrada pelo supervisor de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Christiano Borges, em parceria com o Sebrae, que explicou que a região já tem relevância nacional, em função das belas paisagens já terem estampado cenários de novelas e seriados de televisão. Agora, segundo Borges, é preciso capacitar o trade turístico para receber e atender as demandas dos turistas internacionais. 

“Essa região tem ganhado muita relevância nacional, haja vista a presença em várias novelas, produções de televisão e é destino que ainda está incipiente para o turismo internacional. Então, pensando em ampliar essa promoção para o mercado exterior, a capacitação acabou atraindo a presença de vários representantes do setor de turismo da cidade, inclusive de outros municípios alagoanos. Todos querem se qualificar, desde o artesão até o dono de agência que vende os pacontes”, destacou. 

No workshop, os participantes receberam orientações de como qualificar a oferta de experiências nos destinos turísticos brasileiros com o uso da inteligência de dados, que servirá para fornecer informações sobre o comportamento dos turistas e aprimorar os serviços. Além disso, o workshop abordou a criação de experiências autênticas, a sustentabilidade e gestão e fortalecimento de marca. 

Durante a oficina,  foram apresentados os números do Painel de Dados do Turismo, uma nova plataforma digital de dados da Embratur, que detalhou que mais de 4 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil, entre janeiro e agosto de 2023. Neste mesmo período, o estado de Alagoas registrou a entrada de 5.441 viajantes internacionais.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirma que é preciso mostrar para o mundo o potencial turístico dos municípios alagoanos. “É fato que Alagoas tem belíssimas praias. Mas é preciso mostrar que o turismo do estado pode oferecer mais que sol e praia. Temos destinos além da capital e litoral, com experiências únicas e que podem encantar turistas do mundo inteiro”.

A gestora de turismo da empresa MaçaiOK, Scheila Almeida, afirmou que é preciso fortalecer a promoção dos destinos turísticos do estado para ampliar os números de estrangeiros no estado alagoano. A empresária contou ainda que irá utilizar as estratégias apresentadas pela equipe da Embratur para fortalecer a sua atuação na promoção de Alagoas como destino internacional.

“Vamos levar essa estratégia ao turista internacional e, assim, ampliar o nosso mercado de trabalho, porém, é preciso ter qualificação para ofertar um serviço de excelência. Os atores que representam cada município, estando bem preparados através dessas capacitações, terão mais condições de receber melhor os viajantes estrangeiros. Assim, conseguimos entregar um serviço de melhor qualidade e o cliente sairá satisfeito, querendo voltar. Agora, vamos seguir a sugestão de cadastrar os nossos produtos com experiências, apostar nas plataformas internacionais para uma maior visibilidade e atingirmos o nosso público”, afirmou Sheila Almeida, que atua com Turismo Sociopedagógico, Ambiental e de Aventura. Nos roteiros do empreendimento, o turista tem opções de roteiros com trilhas, caminhadas, cicloturismo e atrativos sustentáveis.

A parceria da Embratur e do Sebrae por meio do Workshop Conexão Embratur  “Guia para a competitividade e promoção internacional” pretende visitar os 27 estados do país. Nesta segunda-feira, dia 09, a equipe da Agência está no Rio de Janeiro. 

Capacitação
O ciclo do “Workshop do Conexão Embratur” iniciou em julho deste ano. As equipes da Embratur e do Sebrae já visitaram nove estados: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Macapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Alagoas. A iniciativa pretende passar por todos os estados brasileiros até o final deste ano. A ideia é capacitar trade turístico do país, como afirma o presidente da Agência, Marcelo Freixo. 

“Quase todo o trade turístico brasileiro é formado por micro, pequenas e médias empresas. Então, esse trabalho, em parceria com o Sebrae, é fundamental para garantir a qualidade dos serviços que serão ofertados aos turistas estrangeiros e brasileiros. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais. Ou seja, é um diálogo que ajuda a entender o perfil do nosso turista e nos permite investir de forma mais assertiva nas tomadas de decisões”, reforçou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

O Sebrae, parceiro da Embratur nos workshops, também participa da caravana de capacitação por todo o Brasil. “O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o turismo no país. Sabemos que toda uma cadeia de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e, quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, emprego e contribuímos para o combate da miséria do país”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima.