20/10/2023 – Aceita um cafezinho? Uma das perguntas mais tradicionais do cotidiano do brasileiro, a partir de agora, faz parte também da rotina nas feiras internacionais de turismo com a presença da Embratur. A Agência e a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) firmaram parceria para que o “melhor café do mundo” seja degustado como forma de promoção de destinos turísticos de regiões do país que possuem Indicação Geográfica (IG) de produção de café.
As ações começaram a ser realizadas no projeto itinerante “Galeria Visit Brasil”, que já foi realizado em Paris e em Roma, e ainda vai para Nova York, Miami, Los Angeles e Londres, uma ação em parceria com o Sebrae. Nas galerias, há momentos em que o público degusta cafés do Cerrado Mineiro, Alta Mogiana e Campo das Vertentes. Essas foram as três regiões produtoras selecionadas em razão da qualidade dos cafés e da estruturação de rotas e roteiros turísticos em torno da produção.
“O café brasileiro é exportado para mais de 100 países, é reconhecidamente o melhor do mundo, e os turistas internacionais precisam descobrir a origem desse café que consomem, visitando as principais regiões produtoras em Minas Gerais, no Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Paraná, entre outros. Essa parceria tem a finalidade de promover essas rotas e experiências”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
A promoção dos cafés ocorre no espaço “Spectaculaire Bar & Café” da Galeria e em coffee tastings com baristas e profissionais especializados. “Como BSCA, realizaremos sessões de degustação e apresentaremos o storytelling do produto e das regiões cafeeiras brasileiras como possíveis destinos turísticos ao público geral, mas em especial a influenciadores, que são capazes de capilarizar essa experiência e gerar ainda mais atratividade aos cafés especiais e às origens produtoras do Brasil”, comenta o diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela.
De acordo com a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, a parceria com a BSCA é parte da estratégia da atual gestão da Embratur, que busca associar os cafés especiais ao marketing turístico internacional e ao branding do país. A coordenadora lembra que o Brasil é o principal produtor e exportador de café do mundo, com 15 regiões reconhecidas com Indicações Geográficas no país. “Viajar para conhecer fazendas e produtores e vivenciar experiências ‘do grão à xícara’ são tendências internacionais que relacionam o turismo gastronômico ao agroturismo e o Brasil pode ser referência nesses segmentos”, disse.
Promoção internacional
A “Galeria Visit Brasil” é um espaço conceito planejado pela Embratur, em conjunto com o Sebrae, para promover o Brasil e seus destinos em diversos países no exterior. Com um ambiente projetado para proporcionar uma experiência imersiva, a Galeria apresenta o artesanato, obras de arte de artistas brasileiros, shows ao vivo, degustações de produtos e gastronomia de todo o Brasil, além de oficinas interativas.
O primeiro passo dessa parceria foi dado no dia 7 de outubro, em Paris. Sob coordenação da renomada barista Daniela Capuano, o público presente vivenciou a experiência dos cafés especiais e das regiões produtoras brasileiras. Na segunda edição da mostra, realizada em Roma, o café também foi um dos atrativos servidos aos visitantes. A próxima cidade a receber a mostra será Nova Iorque, de 27 a 29 de outubro.
Para 2024, a Embratur e a BSCA planejam ampliar a parceria e desenvolver novas ações em conjunto nas principais feiras de turismo do mundo.