CONGRESSO INTERNACIONAL

Abeta Summit: Embratur discute sustentabilidade e mudanças climáticas em congresso em MG

Voltado para segmento de turismo de natureza e aventura no Brasil, Abeta Summit teve palestras dos técnicos da Agência Saulo Rodrigues e Leonardo Persi, especialistas nos temas
Divulgação
Gerente de sustentabilidade e ações climáticas da Embratur, Saulo Rodrigues, palestrou no Abeta Summit, a convite do Sebrae de Minas Gerais, sobre sobre sustentabilidade, crise climática e os cenários, ameaças e oportunidades para o setor

26/10/2023 – A Embratur participa do Abeta Summit, que acontece em Grão Mogol (MG) até este sábado (28). O encontro é voltado para o segmento do turismo de natureza. Com o tema “Redescobrindo o Brasil, novos destinos, novas oportunidades”, o evento da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) reúne empresários, gestores públicos e especialistas para debater a sustentabilidade e o risco das mudanças climáticas para o setor.

O gerente de sustentabilidade e ações climáticas da Agência, Saulo Rodrigues palestrou no Abeta Summit, a convite do Sebrae de Minas Gerais. Grão Mogol, que fica na Serra do Espinhaço, é uma região subordinada ao município de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, e é um importante polo turístico de natureza e aventura com diversas cachoeiras. 

Rodrigues falou sobre sustentabilidade, crise climática e os cenários, ameaças e oportunidades para o setor. “Eles estão interessados em conhecer melhor os desafios, as oportunidades, os diferentes cenários relacionados com as ações voltadas para sustentabilidade, para promover o turismo brasileiro no exterior, e os desafios das mudanças climáticas”, explicou o gerente de Sustentabilidade.

Saulo Rodrigues ainda detalhou durante o seu painel que Apresentei cenários e o que nós devemos fazer para reduzir o impacto do turismo nas mudanças climáticas e

“Como que o turismo contribui para o agravamento das crise climática com as emissões de gases de efeito estufa? Como é afetado pelos eventos climáticos extremos? como podemos nos preparar para enfrentar os eventos extremos como temos visto, particularmente, neste ano de 2023, com chuvas intensas, inundações no Rio Grande do Sul e seca história no Amazonas”, lembrou.

Sustentabilidade e projeção
Ainda de acordo com o gerente de sustentabilidade e ações climáticas da Embratur, a sustentabilidade é importante para preservar o meio ambiente, projetar o Brasil para o mundo e, também, atrair turistas internacionais para conhecer os destinos do país. “A crise climática veio para ficar. Por isso a Embratur criou essa gerência. E a Abeta Summit, reconhecendo a importância do tema, nos convidou”, acrescentou.

O Abeta Summit começou nesta quarta (25) e terá cerca de 52 horas de palestras, oficinas e mesas de negócios. Essa foi a vigésima edição do congresso, que também contou com a entrega do Prêmio Abeta Brasil Natural. A premiação reconhece os associados que foram destaque em sustentabilidade, inovação, segurança e acessibilidade no setor.