PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Cultura apoiará iniciativa de transformar personagens da literatura brasileira em atrativos turísticos

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentou à ministra Margareth Menezes o Desafio Rotas Literárias. Juntos vão costurar estratégias de atuação em prol do turismo literário e do audiovisual

Renato Vaz/Embratur
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentou para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o projeto “Desafio Rotas Literárias”

27/10/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, se encontraram, nesta quinta (26), para discutir ações para aproximar, ainda mais, a cultura do turismo pelos segmentos literário e audiovisual. Durante a reunião, foi apresentada a iniciativa inédita do EmbraturLAB, que irá transformar os cenários e personagens da literatura brasileira em atrativos turísticos.

Freixo explicou que a ideia do projeto “Desafio Rotas Literárias” é selecionar startups para desenvolverem soluções que ofereçam, aos turistas estrangeiros e brasileiros, a possibilidade de sair das páginas dos livros e imergir nas possibilidades que a tecnologia oferece.

“Estamos muito felizes com essa aproximação. Nunca tivemos algo tão sólido, dentro da política pública, para o audiovisual. Estamos convencidos de que o audiovisual pode mudar o turismo brasileiro. O edital de curtas vai ganhar peso e relevância em nossa atuação, colocando nosso país no roteiro internacional das produções audiovisuais, que têm a finalidade de fortalecer a imagem e o desejo por destinos brasileiros”, pontuou. 

A ministra Margareth Menezes afirmou ser fundamental a criação de um grupo de trabalho para atuar em conjunto com a Embratur. “Temos que identificar como envelopar essa ideia, de forma a trazer a cultura das cidades para o dia a dia das pessoas, dos turistas que visitam nosso país. As próprias cidades precisam ser provocadas para o seu potencial cultural, artístico e turístico que elas têm. Precisamos acender essa trilha do turismo e cultura, justamente por termos um país com tanta diversidade. Vamos potencializar, afinar as ações entre o turismo e a cultura para fortalecer, ainda mais, o nosso país internacionalmente”, reforçou a ministra. 

Parceria
A parceria entre a Embratur e o Ministério da Cultura tem sido construída em terreno sólido. Em setembro, a Agência foi chamada a fazer parte, como convidada permanente, do Conselho Superior do Cinema, colegiado ligado ao Ministério da Cultura e responsável pela discussão e definição de políticas para desenvolvimento da indústria cinematográfica nacional.

Como convidada permanente do Conselho, a Embratur irá desenvolver mais iniciativas que promovam o Brasil como destino turístico por meio do audiovisual, como o recém-lançado ‘Edital de Curtas-Metragens Brasil com S’. 

Desafio Rotas Literárias
As startups podem inscrever seus projetos no Desafio Rotas Literárias até o dia 30 de novembro, no site do EmbraturLAB – iniciativa que promove a competitividade dos serviços do setor do turismo a fim de melhorar a experiência dos estrangeiros que visitam o Brasil.

Os projetos têm que propor soluções inovadoras para desafios como: valorização da Literatura Brasileira e Patrimônio Cultural; sugerir inovação tecnológica para impulsionar o turismo literário; melhoria da infraestrutura e conectividade regional; expansão do circuito do segmento;  melhorar a integração com o comércio e informações úteis; preservação da cultura e história através da tecnologia e geração de renda para comunidades locais.

‘Brasil com S’
Até o dia 7 de dezembro, o ‘Edital de Curtas-Metragens Brasil com S’ recebe inscrições de projetos para a produção de obras audiovisuais que promovam o Brasil como destino turístico. 

A iniciativa inédita da Embratur irá apoiar financeiramente cinco projetos de curtas em formato de ficção, animação ou documentário. Os trabalhos irão passar por uma comissão julgadora constituída por representantes da Embratur e por especialistas nas áreas. Cada projeto selecionado terá R$ 60 mil para a produção do curta, totalizando um investimento de R$ 300 mil.