27/10/2023 – A Embratur passou a integrar, oficialmente, o Conselho Superior de Cinema nesta sexta-feira (27). A diretora de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Agência, Jaqueline Gil, participou da posse dos novos membros do Conselho, representando o presidente Marcelo Freixo.
Com paridade de gênero, 24 conselheiros têm a atribuição de auxiliar na definição da Política Nacional do Cinema e aprovar as diretrizes para o desenvolvimento do setor pelos próximos quatro anos. A presidente do colegiado será a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
“O Conselho representa a participação social, o povo e os especialistas do setor. Nesse recomeço é hora de compreender que o audiovisual é determinante na construção de novos imaginários e que o poder fabular é ferramenta de transformação social em todas as suas dimensões e possibilidades”, afirmou a ministra.
A Embratur atuará como convidada permanente do colegiado, e terá a missão de levar a pauta do turismo e os destinos brasileiros como fontes de inspiração para o audiovisual na intenção de promover o Brasil nos países estrangeiros.
“O presidente Freixo se torna o primeiro presidente da Embratur a ter uma cadeira permanente no Conselho Superior de Cinema, e é com muita alegria que vamos dar continuidade em levar a mensagem positiva do Brasil ao exterior”, comentou Jaqueline Gil.
O convite para fazer parte do Conselho Superior do Cinema foi feito pela secretária Nacional do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Oliveira Gonzaga, em setembro. Na ocasião, o presidente Freixo se encontrou com a dirigente para debater parcerias com o objetivo de aproximar a produção audiovisual do turismo internacional.
Desafio Rotas Literárias
Para aproximar ainda mais o turismo do audiovisual e da cultura, o presidente Marcelo Freixo se encontrou com a ministra Margareth Menezes, na última quinta (26) e apresentou o Desafio Rotas Literárias. O projeto tem o objetivo de transformar os cenários e personagens da literatura brasileira em atrativos turísticos.
“Estamos muito felizes com essa aproximação. Nunca tivemos algo tão sólido, dentro da política pública, para o audiovisual. Acreditamos no nosso potencial de trazer o turismo para o audiovisual. Estamos convencidos de que o audiovisual pode mudar o turismo brasileiro. O edital de curtas vai ganhar peso e relevância em nossa atuação, colocando nosso país no roteiro internacional das produções audiovisuais que tem a finalidade de fortalecer a imagem e o desejo por destinos brasileiros”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo
O presidente da Agência também convidou a Secretaria Nacional de Audiovisual para participar de uma comissão que vai selecionar roteiros para a produção de curtas-metragens vinculados ao setor do turismo.
O Edital de Curtas-Metragens Brasil com S, que está com inscrições abertas até o dia 7 de dezembro, irá apoiar financeiramente cinco projetos de curtas em formato de ficção, animação ou documentário. Cada projeto selecionado terá R$ 60 mil para a produção do curta, totalizando um investimento de R$ 300 mil.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.