AFROTURISMO

Festival Liberatum: Embratur é parceira de evento que fomenta a promoção do turismo e a geração do legado da cultura negra

Agência integra a programação do evento, que acontece em Salvador (BA), com palestra sobre afroturismo como resgate histórico, combate ao racismo e divulgação do Brasil no exterior como país da diversidade

Divulgação/Embratur
Festival Liberatum Brasil, um dos maiores eventos sobre cultura afro do mundo, começou nesta sexta-feira (3), em Salvador (BA). Evento conta com a participação de músicos, atores e atrizes de renome nacional e internacional, além de autoridades políticas

03/11/2023 – A Embratur é parceira do Festival Liberatum Brasil, um dos maiores eventos sobre cultura afro do mundo. O festival começou nesta sexta-feira (3), em Salvador (BA), no Centro de Convenções, que fica na Orla da Boca do Rio, e conta com a participação de músicos, atores e atrizes de renome nacional e internacional, além de autoridades políticas. Representando a Agência, a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas, Tania Neres, irá palestrar sobre afroturismo neste sábado (4), às 10h.

Estratégia prioritária da Embratur para atrair turistas internacionais, a promoção do afroturismo combina inovação com tradição e ancestralidade e é um tema que está presente em diversas ações da Agência. Tania Neres lembra que esse segmento do turismo ajuda na construção “de um mundo mais inclusivo e empoderador para a comunidade africana e afrodescendente”.

“Afroturismo é o resgate das histórias negras apagadas por séculos de escravismo e colonização. A missão do afroturismo é resgatar essas histórias e essa cultura a partir do protagonismo de pessoas pretas e de comunidades. Ao convidarmos turistas para conhecer essa riqueza cultural, mostramos que o Brasil está entre os países mais diversos do mundo, aumentamos a autoestima e poder econômico do nosso povo, reduzimos desigualdades, desenvolvemos nossas periferias e enfrentamos o racismo”, explica a coordenadora.

Convidados
Entre as celebridades que estarão presentes no evento, a programação conta com as atrizes Viola Davis e Taís Araújo e a ministra da Cultura, a cantora e compositora Margareth Menezes. O festival vai contar, ainda, com um evento exclusivo para convidados onde ocorrerá a também cantora e compositora Alcione receberá o Prêmio e gala de honra cultural Liberatum.

Confira a programação do ciclo de palestras do Festival Liberatum Brasil:

3 de novembro
– 15h: Viola Davis, Melanie Clark, Taís Araújo e Julius Tennon

– 17h: IZA, Alton Mason, Hisan Silva, Pedro Batalha e Erika Hilton

– 20h: Evento exclusivo para convidados – Prêmio e gala de honra cultural Liberatum para Alcione – Restaurante Amado (organização disse ser intimista e dependerá da disponibilidade dos convidados para tratar dos conteúdos)

4 de novembro

10h – Paulo Rogério e Tania Neres

11h30 – Edgar Azevedo, Paloma Elsesser e Teodoro

13h – Seu Jorge, Rossy de Palma e Hiran

14h30 – Alan Soares, Monique Evelle, Maurício Mota e Nina Silva

16h – Kehinde Wiley, Bernardo Conceição e Bruno Rocha