06/11/2023 – A Rede Batuc recebeu, no estande da Embratur na WTM em Londres, o Prêmio Global de Turismo Responsável em 2023. A iniciativa de Turismo Comunitário da Bahia venceu na categoria “Promoção da Diversidade e Inclusão no 3° Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America”. A Embratur, em parceria com o Sebrae, representa o Brasil na World Travel Market, uma das feiras mais importante de viagens e turismos da Europa, que segue até o próximo dia 8 de novembro, em Londres, no Reino Unido.
O presidente da Agência, Marcelo Freixo, acompanhou a premiação, que foi entregue pelo criador e executor do World Responsible Tourism Awards e influenciador no turismo, Harold Goodwin. Freixo destacou que o trabalho do Turismo de Base Comunitária, especialmente o desenvolvido pela Rede Batuc, desperta nos turistas o interesse pela cultura do afroturismo, que é o eixo central da atual gestão da Embratur.
“Quero parabenizar os protagonistas dessa linda iniciativa que resgata a ancestralidade, que dá a oportunidade aos turistas nacionais e internacionais de vivenciarem experiências da nossa cultura em quilombos, em comunidades indígenas, comunidades de marisqueiras e que também dá a oportunidade dessas pessoas se beneficiarem com o turismo, gerando, assim, emprego e renda em suas comunidades. Isso é Brasil”, afirmou o presidente Freixo,.
Para a representante da Rede Batuc, que foi até Londres receber a premiação, Aline Bispo, o reconhecimento é fruto de um trabalho de longa data. A Rede atua desde 2019 e é um coletivo de turismo de 40 empreendimentos de quilombos, de comunidades indígenas, de assentamentos, de favelas, da agricultura familiar, da pesca artesanal, guias, turismólogos e professores.
“Estamos representando a Bahia e o Brasil. Estamos representando, não só o afroturismo, mas a cultura indígena, ribeirinha, marisqueira, e muitas outras. A gente é realmente a cara da diversidade e é muito bom mostrar isso para o mundo todo. Esse é o trabalho da Rede Batuc: mostrar o protagonismo das comunidades através do turismo”, reforçou.
O Brasil na WTM Londres
O estande da Embratur estará na WTM durante toda feira, que começou nesta segunda (6) e seguirá até o próximo dia 8 de novembro. Em parceria com o Sebrae, a Agência reuniu empresas aéreas, companhias de turismo, grupos de hotéis e agentes culturais para fechar negócios e apresentar os destinos nacionais de sol, praia, cultura, gastronomia e afroturismo para os turistas internacionais no inverno europeu. No total, 51 expositores vão apresentar o Brasil como um destino preocupado com a sustentabilidade, a inclusão, a democracia e a responsabilidade social. Em 2022, a WTM Londres reuniu cerca de 35 mil profissionais de 184 países.
Durante a feira, a Embratur também vai reforçar a campanha “Descubra um Brasil Espetacular”, voltada especialmente para a Europa. A intenção é oferecer aos estrangeiros, como alternativa ao inverno europeu, os destinos e experiências autênticas de verão no Brasil. Lançada na Europa no último 6 de outubro, a campanha já rodou em países como o Reino Unido, a Alemanha, a França, Portugal, Espanha, Suíça e Holanda.