07/11/2023 – Durante a WTM Londres, nesta terça-feira (7), a Embratur assinou contrato de parceria comercial com o grupo Odigeo, que administra três agências online de viagem – mais conhecidas pela sigla em inglês OTA (Online Travel Agency) – Go Voyages, que atua na França; a Edreams, na Espanha, na Alemanha, na França e no Reino Unido, e ainda a Opodo, que também cobre os mercados França, Reino Unido e Alemanha.
O acordo com o grupo Odigeo é parte da nova estratégia da Embratur de relacionamento com as OTAs para a realização de campanhas cooperadas, quando essas empresas também executam, em suas plataformas, as campanhas de publicidade da Agência. A atual gestão da Embratur inovou ao estabelecer, em contrato, novos dispositivos como metas de vendas e apresentação de resultados de performance em tempo real. Os dados ajudam a orientar as campanhas para atrair mais turistas internacionais para o Brasil.
O novo modelo de negócio já trouxe resultados. Um contrato assinado com o Grupo Expedia, que opera nos EUA com os OTAs hotels.com, expedia.com e trivago.com, resultou em um acréscimo de 38% na emissão de passagens aéreas e hospedagens no Brasil. São 9 mil novos turistas para além do esperado para o período da campanha, no início do segundo semestre deste ano. Esses visitantes adicionais não comprariam viagens para o país de forma orgânica.
Conforme relatório produzido pelo Expedia Group, a parceria teve o melhor retorno sobre investimento de todos os tempos. O dado mais importante é o que o mercado chama de ROAS. No português, o retorno sobre o investimento feito com publicidade: cada dólar investido na campanha gerou 42,9 dólares em produtos comercializados (entre passagens, hospedagem, aluguel de veículos e outros). É o maior de todas as campanhas que a Expedia já fez com a Embratur. Os destinos que mais atraíram os norte-americanos foram Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto de Galinhas (PE) e Natal (RN).
Sustentabilidade
A Parceria com a Odigeo prevê que as OTAs da empresa exibirão um hotsite de destinos brasileiros que são sustentáveis e estão sendo promovidos pela agência para o mercado europeu. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que é crescente a cada ano o engajamento dos turistas europeus com a pauta da sustentabilidade. “A sustentabilidade é um dos requisitos na hora dos turistas europeus escolherem seus destinos. O enfoque no tema nos ajuda a aumentar a visibilidade sobre destinos brasileiros e coloca o Brasil em uma posição de protagonismo no debate internacional”, explicou.
América Latina
A Embratur também fechou parceria com a Decolar para atrair mais turistas de países da América Latina. Nesse caso, as ações ocorrerão nas OTAs Despegar, Bestday e Viajes Fallabela. As exigências são as mesmas, cumprimento de metas e informações de performance em tempo real.
O acordo também inclui o convite a influencers desses mercados para visitarem o Brasil e contarem suas experiências nas redes sociais. A Embratur vê com atenção especial o mercado de turismo internacional da América Latina.Isso porque dos cinco países de origem que mais enviam turistas ao Brasil, quatro são da América Latina: Argentina, que ocupa o primeiro lugar, seguida por Paraguai, Chile e Uruguai, na terceira, quarta e quinta posições, respectivamente. A segunda posição é dos Estados Unidos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.