TURISMO GASTRONÕMICO

WTM Londres: ‘Pintado com crosta de baru’ faz sucesso no estande da Embratur

O prato pantaneiro, criado pela chef Ariani Malouf, faz parte do projeto Sabor à Brasileira, da Latam; Agência firmou parceria com a companhia para atrair turistas estrangeiros ao Brasil
Divulgação / Embratur
A chef e influenciadora Ariani Malouf preparou, no estande da Embratur, um dos pratos típicos da gastronomia pantaneira para a degustação dos participantes da WTM Londres 2023

07/11/2023 – Nesta terça-feira (7), quem visitou o estande da Embratur na World Travel Market (WTM), em Londres, pôde conhecer um pouco mais da gastronomia pantaneira. A chef e influenciadora Ariani Malouf preparou um dos pratos típicos da gastronomia pantaneira para a degustação dos participantes de uma das mais importantes feiras do mundo para o setor do turismo. 

“Oferecemos um prato bem típico do Mato Grosso: pintado com crosta de baru. Servimos com arroz de côco e banana da terra. Um prato que harmoniza o peixe de água doce, que tem carne macia e quase sem espinhas, com a crosta de castanha de baru”, comentou. 

A queniana Mary Kabani elogiou a criação da chef pantaneira e a identidade do sabor brasileiro. “Aqui temos côco, temos peixe, temos vegetais, temos muitos sabores no mesmo prato. É uma gastronomia muito rica e não é muito diferente da nossa africana. Também usamos muita pimenta, mas o sabor aqui é delicioso e leve. A comida é boa e o sabor é o melhor”, avaliou. 

O prato servido pela chef faz parte do projeto “Sabor à Brasileira”, da Latam, apresentado no estande da Embratur na WTM Londres. A iniciativa, válida tanto na classe econômica, como na executiva, tem o objetivo de levar a gastronomia brasileira à bordo por diversas partes do mundo. Todos os pratos do projeto são assinados por mulheres que comandam alguns dos mais conceituados restaurantes do país, como as chefs Ariani Malouf, Nara Amaral, Manuelle Ferraz e Débora Shornik.

Parceria
Na última segunda (6), a Embratur e a Latam Brasil assinaram, durante a realização da wtm Londres, um acordo de cooperação técnica com foco no “incremento do turismo internacional e da oferta de serviços aéreos no Brasil”, conforme descreve o texto do acordo. O documento prevê ações conjuntas de promoção internacional dos destinos e voos, de qualificação da experiência dos visitantes estrangeiros com uso de inovação tecnológica, além de ações de estímulo ao desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil. 

A parceria prevê a execução conjunta de campanhas publicitárias no exterior, a realização de famtours e press trips com operadores turísticos e jornalistas de veículos estrangeiros, a participação de forma cooperada em feiras e eventos de promoção do turismo brasileiro no mercado internacional, além da realização de workshops e outras atividades que possam aumentar a visibilidade e atrair turistas estrangeiros para o Brasil.

“Essa parceria é muito especial porque mostra a compreensão de que o turismo é instrumento da construção de um outro modelo de desenvolvimento, sustentável e comprometido com a agenda climática. Vamos trabalhar juntos para ampliar a malha aérea, melhorar a experiências dos estrangeiros que vem ao Brasil e tornar nossos destinos mais competitivos tendo como pilar a sustentabilidade. Nosso objetivo é tornar nosso país referência na promoção do turismo de forma ambientalmente e socialmente responsável”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

“O turismo é uma força econômica poderosa e precisamos desenvolver esta vocação do Brasil. Estamos aqui para colaborar com nossa conectividade, inovação e agenda de sustentabilidade, para sermos cada vez mais a porta de entrada do mundo em nosso País”, afirma Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.

WTM
A World Travel Market (WTM) Londres seguirá até a próxima quarta-feira (8). A expectativa é que a presença do Brasil na feira traga novas oportunidades de negócios para o trade de turismo e influencie o mercado mundial durante o próximo ano, já que o evento é considerado um dos mais influentes para o cenário de viagem e turismo internacional. Outro importante foco é a reconstrução do relacionamento com o trade britânico. 

A Embratur está com 51 expositores e apresenta o Brasil como um destino preocupado com a sustentabilidade, a inclusão, a democracia  e a responsabilidade social.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.