INOVAÇÃO

Em parceria com o Sebrae, Embratur promove Lab Day no Rio de Janeiro

No encontro, startups irão compartilhar experiências e apresentar soluções inovadoras para o turismo
Divulgação/Embratur
Lab Day conecta startups e empresas de inovação ao setor turístico

23/11/2023 – Nesta quinta-feira (23), a Embratur e o Sebrae promoveram o Lab Day, evento realizado no Rio de Janeiro que conectou startups e empresas de inovação ao setor turístico. O objetivo do encontro foi compartilhar experiências profissionais, fortalecer ecossistemas, ampliar o networking e gerar negócios. 

O gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, afirmou que o Lab Day é uma extensão da atuação do EmbraturLAB – iniciativa da Agência que promove a competitividade dos serviços do setor do turismo a fim de melhorar a experiência dos estrangeiros que visitam o Brasil. Segundo ele, será uma oportunidade para que as startups apresentem soluções inovadoras para o turismo a partir do encontro com os representantes do trade. 

“Unir o trade do turismo com o ecossistema de inovação é parte da missão do EmbraturLAB. Participar do Lab Day é uma oportunidade de mostrar ao trade oportunidades múltiplas de negócios a partir da inovação no turismo”, comentou. 

O Lab Day ainda teve encontros de outros setores e, para o turismo, são esperadas soluções de startups, cases de sucesso de inovação no segmento e as ações realizadas.

Desafios Rotas Literárias
A literatura brasileira como atrativo para turistas internacionais visitarem o Brasil. Esse é o conceito do Desafio Rotas Literárias, da Embratur. A cargo do EmbraturLAB, o projeto é voltado para transformar cenários de personagens da literatura nacional em pontos turísticos. A intenção é atrair visitantes, principalmente de língua portuguesa, por meio dos clássicos da literatura brasileira e seus escritores. Até o dia 30 de novembro, o EmbraturLAB está com as inscrições abertas para que startups apresentem soluções que ofereçam aos turistas a experiência de encontrar, em um passeio, personagens de Machado de Assis, Jorge Amado e outros, graças ao uso da tecnologia.

Caberá às empresas, até o dia 30 de novembro, apresentarem soluções para integrar a tecnologia à valorização da literatura brasileira e ao patrimônio cultural do país, e apresentar métodos e estratégias para fortalecer o turismo ampliando os circuitos do segmento. Essas soluções precisam, ainda, integrar o comércio e gerar renda para as comunidades locais.