24/11/2023 – De olho no fortalecimento do trade turístico e do turismo internacional na Rota das Emoções, que reúne destinos incríveis nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, a Embratur e o Sebrae reuniram empresários, trabalhadores, especialistas e lideranças do trade turístico maranhense em Barreirinhas (MA) no workshop Conexão Embratur da última quinta-feira (23). Com o tema “Guia para a Competitividade e Promoção Internacional do Turismo”, o evento reuniu 31 participantes.
Entre os presentes estavam representantes de agências de turismo, receptivos locais, hospedagens, da Secretaria municipal de Turismo de Barreirinhas, do IGR Delta Lençóis, de guias de turismo e consultores. Com o evento, a Embratur e o Sebrae cobriram uma parte significativa do trade turístico da Rota das Emoções, já que também ofereceu o curso para o setor em Parnaíba (PI), na quarta (22), e em Jericoacoara (CE), na segunda (20).
Sócio-administrador da Baluarte Pousada e Ecoturismo, que fica no município de Tutóia, Patric Pereira de Araújo considerou o workshop seguido de uma conversa com o trade “produtiva”. Segundo ele, a palestra trouxe novos direcionamentos para os empresários e trabalhadores da região e para a gestão pública. “Isso nos dá subsídio para planejar como queremos nos posicionar no turismo internacional. Foi super vantajoso e esperamos ter outros momentos como esse”, elogiou.
Na mesma linha, a consultora credenciada ao Sebrae no polo Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba, Adriana Flexa, afirmou que o evento ajudou o trade local a pensar “fora da caixa”. “São as conexões que a Embratur está fazendo que nos ajudam a sair de algumas caixinhas, em pensar na inteligência de dados e em como usar tudo isso para pensar no público internacional, que muitas vezes a gente almeja, mas precisa de alguma ajuda para alcançar”, avaliou.
“O Sebrae já atua há muitos anos com acesso ao mercado, fazendo muito esse trabalho de formatar essas experiências, roteiros, e precisamos dar um passo a mais nesse processo”, acrescentou Adriana Flexa.
Norte e Nordeste
Assessor de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mateus José Alves Pinto destacou a força turística do Maranhão, que “combina quatro biomas e é a mistura do Nordeste com o Norte, o que resulta em diversidade”. “Por isso, qualificar as experiências turísticas do estado, por meio do nosso workshop, é contribuir para que mais estrangeiros tenham acesso a este destino autêntico e icônico. Encerramos o Conexão Embratur na Rota das Emoções com chave de ouro, já que Barreirinhas é porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses”, comemorou.
O Conexão Embratur percorrerá as 27 unidades da federação capacitando os trades turísticos mais diversos do país para apresentar o Brasil aos turistas internacionais. De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a maioria dos empreendimentos do trade turístico brasileiro é formada por micro e pequenas empresas, que são alcançadas pelos workshops da Agência e do Sebrae.
“Esse trabalho, em parceria com o Sebrae, é fundamental para garantir a qualidade dos serviços que serão ofertados aos turistas estrangeiros e brasileiros. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais. É um diálogo que ajuda a entender o perfil do nosso turista e nos permite investir de forma mais assertiva nas tomadas de decisões”, lembrou o presidente.
O Conexão Embratur começou em julho e já visitou 17 estados. Passaram pelo workshop os trades turísticos da Bahia, de Minas Gerais, do Espírito Santo, de Amapá, de Goiás, do Mato Grosso do Sul, de Santa Catarina, de Alagoas, do Rio de Janeiro, do Paraná, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Tocantins, do Ceará, do Piauí e do Maranhão.