PROMOÇÃO INTERNACIONAL

No Rio para divulgar o Brasil no exterior, repórteres estrangeiros participam de debate gastronômico

Profissionais convidados para press trip da Embratur estiveram na Flip, em Paraty, e participaram de encontro com chefs renomados na capital fluminense
Divulgação/Setur-RJ
Repórteres participaram de café da manhã no Cristo Redentor nesta segunda (27)

27/11/2023 – O grupo de repórteres internacionais que compõem a press trip da Embratur no Rio de Janeiro (RJ) participaram, nesta segunda-feira (27), de um café da manhã no Cristo Redentor e do ‘50 Best Talks: Power of a meal’ (‘50 Melhores Conversas: o Poder de uma Refeição’, em tradução livre), evento que faz parte do roteiro dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina de 2023.

O ‘50 Best Talks’ é um debate que reúne chefs e empresários donos de restaurantes para tratar de culinária e inovações no setor junto a uma audiência especializada. Os integrantes da press trip ouviram e conversaram com nomes como Andoni Luis Aduriz, do espanhol Mugaritz; Dolli Irigoyen, do argentino Espacio Dolli; e Sergio Díaz, do guatemalteco Sublime, vencedor do prêmio Icon 2023.

Vitrine brasileira
O grupo que compõe a press trip da Embratur participa, desde a semana passada, de uma série de eventos culturais estado do Rio. A intenção é que as reportagens e demais conteúdos produzidos pelos profissionais em seus países de origem ajudem a divulgar o Brasil no exterior. Os repórteres também estiveram na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que começou na quarta passada (22) e se encerrou neste domingo (26).

Os profissionais permanecerão no Rio até esta quarta (29), mas a agenda turística do grupo termina nesta terça (28). Na programação, os repórteres ainda farão um passeio nos Arcos da Lapa e na Escadaria do Selarón; vão almoçar uma feijoada no programa social Gastromotiva, que dá uma série de cursos e forma chefs entre jovens de comunidades vulneráveis, e, à noite, participam de eventos no Copacabana Palace.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.