INOVAÇÃO

Desafio Rotas Literárias: EmbraturLab divulga os nove selecionados para a próxima etapa

Startups escolhidas irão apresentar seus projetos no Pitch Day, no próximo dia 15 de dezembro; iniciativa da Embratur pretende impulsionar e valorizar turismo literário no Brasil
Divulgação/Embratur
Durante o Pitch Day, dia 15, cada startup terá cinco minutos para defender seus produtos

06/12/23 – O EmbraturLab divulgou, nesta quarta-feira (6), os nove selecionados para a próxima etapa do Desafio Rotas Literárias, projeto voltado para transformar cenários da literatura nacional em pontos turísticos. As startups Broder (PR), Glocal (SP), Indulge Me (DF), Kultours (BA), Nomad Roots (PR), Flash Reader (SC), Litwander (RJ), Que mais tem lá? (SP) e Square City (DF) irão participar do Pitch Day, no próximo dia 15 de dezembro.

Os oito critérios avaliados para a escolha das startups consideraram o modelo de negócio; a escalabilidade, que analisa o potencial de crescimento e ampliação e escala do negócio; o impacto potencial; o potencial de geração de externalidades positivas do projeto e impacto sócio-ambiental previstos; a experiência da equipe; a adequação e organização para o projeto; a aderência da solução proposta e a motivação empreendedora. 

O gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, acredita que as soluções propostas pelas empresas no Desafio Rotas Literárias irão colocar o turismo brasileiro, ainda mais, na vitrine internacional.

“A variedade de soluções recebidas no Desafio Rotas Literárias demonstra que a criatividade atrelada à inovação pode gerar grandes resultados no turismo. Será uma ótima oportunidade para aplicarmos tecnologias que valorizam a literatura brasileira e  fortalecem o turismo, ampliando os circuitos do segmento”, ressaltou.

Para o Pitch Day do dia 15, cada uma das startups terá cinco minutos para defender seus produtos. A comissão julgadora poderá escolher até duas dessas empresas para passar pela prova de conceito.

Os projetos têm que propor soluções inovadoras para desafios como: valorização da Literatura Brasileira e Patrimônio Cultural; sugerir inovação tecnológica para impulsionar o turismo literário; melhoria da infraestrutura e conectividade regional; expansão do circuito do segmento;  melhorar a integração com o comércio e informações úteis; preservação da cultura e história através da tecnologia, além de geração de renda para comunidades locais. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou a adesão ao projeto, por parte das startups, bem como o empenho delas em apresentar as melhores propostas, e destacou que parte dessas ideias inovadoras poderá ajudar a criar novas rotas ou valorizar destinos. “O Desafio Rotas Literárias é uma oportunidade de impulsionar as práticas de turismo literário. Nossa literatura é muito rica, temos vários destinos por onde passam capítulos importantes das nossas obras. Claro que temos que ter um olhar mais atento aos potenciais impactos socioculturais e econômicos positivos desse segmento. A gente quer buscar soluções que integrem, de maneira inteligente, a rica literatura brasileira aos destinos turísticos e que isso seja um atrativo para o visitante estrangeiro”, declarou Freixo. 

Confira o cronograma das próximas etapas: 

15/12/23 – Pitch day 

10/01/24 – Publicação de finalistas

10/01/24 e 31/03/24 – Provas de conceito e realização de projetos piloto

Quer conhecer mais sobre o EmbraturLab? Acesse: https://embraturlab.com.br/.