10/01/2023 – Brasília está entre os 52 melhores destinos para se visitar no mundo em 2024. É o que diz um ranking do jornal The New York Times divulgado nesta quarta-feira (10). Na lista, a capital federal aparece em 32º lugar, logo atrás do Parque Nacional Tsavo, no Quênia, e à frente de El Salvador, na América Central.
O artigo dá destaque a locais como o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, e a Esplanada dos Ministérios. Isso por conta da arquitetura futurista. A publicação cita o mérito dos projetos arquitetônico e urbanista de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, respectivamente, embora a cidade, muitas vezes, seja ofuscada, também de acordo com o texto, por destinos como o Rio de Janeiro e a Bahia.
Outros pontos também podem chamar a atenção dos turistas internacionais. A Torre de TV, por exemplo, apresenta um concentrado da cultura brasileira na gastronomia, no artesanato e até nas apresentações artísticas. E a capital também é uma cidade propícia ao turismo de negócios e ao turismo cívico.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, achou justa a projeção da capital federal em um ranking internacional. “Quando se fala de Brasília, as pessoas pensam muito no centro do poder, em política. Mas é uma cidade que também tem características muito próprias, como a arquitetura e o urbanismo, com a assinatura única de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, por exemplo”, lembrou.
“Brasília também é uma cidade que, na sua construção, trouxe gente de todos os lugares do país e que, por isso, guarda uma mistura do que é o brasileiro e sua cultura e diversidade. E culturalmente, também é um lugar que contribuiu muito, por exemplo, com a música brasileira. Grandes bandas nasceram ou tiveram, na cidade, um lugar de projeção importante na sua história”, completou Freixo.
O primeiro lugar do ranking ficou com uma rota de cidades na América do Norte conhecida como The Path of Totality, onde será possível visualizar, na totalidade, o eclipse solar previsto para 8 de abril deste ano, o qual será transmitido ao vivo pela Nasa. O Caminho da Totalidade, em tradução livre, inclui localidades do México, dos Estados Unidos e do Canadá.