ECOTURISMO

Embratur marca presença na abertura da Temporada de Pesca Esportiva em Goiás

Modalidade de competição considerada sustentável contará com diversos eventos em pelo menos 10 municípios, incluindo encontros voltados para o público feminino
Divulgação/Governo de Goiás
Evento no Palácio das Esmeraldas, sede do governo de Goiás, marcou abertura da Temporada de Pesca Esportiva 2024

19/02/24 – A Embratur participou da abertura da Temporada de Pesca Esportiva 2024 em Goiás, nesta segunda-feira (19). O evento foi realizado no Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual, em Goiânia. Na ocasião, o governador do estado, Ronaldo Caiado, lançou o calendário oficial com quatro torneios que ajudarão a impulsionar o turismo na região, entre março e outubro. O Executivo local investiu R$ 1,2 milhão nas competições. 

O Coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi, representou o presidente da Agência, Marcelo Freixo, na solenidade. Persi destacou que a atividade tem potencial turístico internacional e também é uma forma de promover a sustentabilidade.

“O turismo de pesca esportiva brasileiro tem condições de aumentar ainda mais o número de turistas internacionais, já que buscamos promover a atividade de forma a conservar o ecossistema e envolver as comunidades, para geração de oportunidades de trabalho e renda. O Brasil deve dar o exemplo. E tendo Goiás lançado sua temporada 2024 com uma política voltada ao segmento, é relevante e vital para estimularmos o turismo responsável”, afirmou.

Uma das características da modalidade de competição é que os animais são devolvidos para a água após a pesca. A atividade também só é permitida após o período de defeso, que começou em novembro de 2023. A proibição serve para garantir que os espécimes procriem.

Atividade abrangente
O circuito abrange 10 municípios: Três Ranchos, Buriti Alegre, Alexânia, Luziânia, Catalão, São Simão, Niquelândia, Aruanã, Nova Crixás, que é distrito de Bandeirantes, e São Miguel do Araguaia, distrito de Luiz Alves. Entre as novidades estão dois eventos voltados para o público feminino, o Tucuna Queen e o Encontro de Pescadoras, respectivamente em Três Ranchos e Luiz Alves.

A estimativa da Goiás Turismo é que a atividade reúna mais de 9 milhões de turistas em rios e lagos goianos. Além de Persi e do governador, também participaram do evento o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e diversos prefeitos goianos. De acordo com Caiado, a pesca esportiva ajuda a movimentar a economia do estado. “E com isso, nossa sociedade se desenvolve cada vez mais preparada e com respeito ao meio ambiente”, disse.

O ministro André de Paula lembrou, por sua vez, que Goiás tem “o calendário do maior circuito de pesca do país”. “E é uma pesca sustentável, que cuida do meio ambiente e gera recursos, empregos e vínculos afetivos”, acrescentou.