ECOTURISMO

Embratur marca presença na abertura da Temporada de Pesca Esportiva em Goiás

Modalidade de competição considerada sustentável contará com diversos eventos em pelo menos 10 municípios, incluindo encontros voltados para o público feminino
Divulgação/Governo de Goiás
Evento no Palácio das Esmeraldas, sede do governo de Goiás, marcou abertura da Temporada de Pesca Esportiva 2024

19/02/24 – A Embratur participou da abertura da Temporada de Pesca Esportiva 2024 em Goiás, nesta segunda-feira (19). O evento foi realizado no Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual, em Goiânia. Na ocasião, o governador do estado, Ronaldo Caiado, lançou o calendário oficial com quatro torneios que ajudarão a impulsionar o turismo na região, entre março e outubro. O Executivo local investiu R$ 1,2 milhão nas competições. 

O Coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi, representou o presidente da Agência, Marcelo Freixo, na solenidade. Persi destacou que a atividade tem potencial turístico internacional e também é uma forma de promover a sustentabilidade.

“O turismo de pesca esportiva brasileiro tem condições de aumentar ainda mais o número de turistas internacionais, já que buscamos promover a atividade de forma a conservar o ecossistema e envolver as comunidades, para geração de oportunidades de trabalho e renda. O Brasil deve dar o exemplo. E tendo Goiás lançado sua temporada 2024 com uma política voltada ao segmento, é relevante e vital para estimularmos o turismo responsável”, afirmou.

Uma das características da modalidade de competição é que os animais são devolvidos para a água após a pesca. A atividade também só é permitida após o período de defeso, que começou em novembro de 2023. A proibição serve para garantir que os espécimes procriem.

Atividade abrangente
O circuito abrange 10 municípios: Três Ranchos, Buriti Alegre, Alexânia, Luziânia, Catalão, São Simão, Niquelândia, Aruanã, Nova Crixás, que é distrito de Bandeirantes, e São Miguel do Araguaia, distrito de Luiz Alves. Entre as novidades estão dois eventos voltados para o público feminino, o Tucuna Queen e o Encontro de Pescadoras, respectivamente em Três Ranchos e Luiz Alves.

A estimativa da Goiás Turismo é que a atividade reúna mais de 9 milhões de turistas em rios e lagos goianos. Além de Persi e do governador, também participaram do evento o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e diversos prefeitos goianos. De acordo com Caiado, a pesca esportiva ajuda a movimentar a economia do estado. “E com isso, nossa sociedade se desenvolve cada vez mais preparada e com respeito ao meio ambiente”, disse.

O ministro André de Paula lembrou, por sua vez, que Goiás tem “o calendário do maior circuito de pesca do país”. “E é uma pesca sustentável, que cuida do meio ambiente e gera recursos, empregos e vínculos afetivos”, acrescentou.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.