21/02/24 – A capital uruguaia Montevidéu foi a primeira cidade a receber o Roadshow Visit Brasil de 2024. Até o dia 27 de fevereiro, a iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae irá percorrer outras quatro metrópoles da América do Sul: Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia). No evento, os operadores de turismo poderão explorar e descobrir a variedade de destinos e experiências que o Brasil tem a oferecer.
Em cada uma das cinco cidades, a Embratur irá atuar com atores distintos dos trades locais. No Uruguai, a proposta, segundo o gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais, Alexandre Nakagawa, é aproximar os mercados e reativar as atividades do Comitê de Turismo do Uruguai.
“Esse foi o primeiro dos cinco roadshows programados para a América do Sul. Nosso objetivo é, além de estreitar parcerias e gerar negócios para mostrar um Brasil para além de sol e praia, agregar outros produtos, serviços e destinos turísticos. A gente faz uma reaproximação importante com o Comitê do Uruguai, pois é um grupo de empresários uruguaios coordenados pela Embaixada e especializados em Brasil que fazem a promoção do nosso país”, ressaltou.
Uma das responsáveis pelo Comitê na Embaixada do Uruguai é Maria Abib. Ela, que atua no setor de promoção comercial da Embaixada do Brasil em Montevidéu, explica como é importante a volta das atividades do grupo.
“Esse momento é uma oportunidade muito grande para compartilhar estratégias com o Comitê, que há anos estava sem atividade, e assim fomentar o turismo e aumentar o número de turistas. Foi uma oportunidade na qual os agentes de viagens puderam conhecer muitos destinos, pois é importante conhecer para vender e oferecer esses destinos a seus clientes”, frisou.
O Uruguai enviou, somente em 2023, 334.703 visitantes ao Brasil, segundo informações do Portal de Dados da Embratur.
Destino: América do Sul
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esse roadshow tem o objetivo de fortalecer a presença e a imagem do Brasil como um destino turístico atrativo para os nossos vizinhos, além de estabelecer e consolidar parcerias estratégicas que irão beneficiar a promoção e o fluxo de turistas para o país.
“Nossos vizinhos da América do Sul, pela proximidade geográfica e cultural, são quem têm maior facilidade para acessar a diversidade dos nossos destinos. Por isso, estamos trabalhando muito para ampliar a conectividade aérea e fortalecer as rotas terrestres, trazendo esses turistas para desfrutar tudo que o Brasil tem de bom para oferecer”, observou Freixo.
A América do Sul é um dos mercados mais importantes para o Brasil. Só em 2023, recebemos 3.492.304 de turistas do continente, o que representa 59% do total de estrangeiros viajando para o país no mesmo ano (5.908.341 de visitantes). Esses turistas contam com 2.768 voos para cá, operados por 17 companhias aéreas.
Promovida pela Embratur e pelo Sebrae, a iniciativa conta com o apoio institucional do Ministério do Turismo, Ministério das Relações Exteriores e representações diplomáticas no exterior, além da LATAM.
Confira as próximas datas do Roadshow Visit Brasil:
– Buenos Aires, Argentina: 20 de fevereiro
– Santiago, Chile: 22 de fevereiro
– Lima, Peru: 26 de fevereiro
– Bogotá, Colômbia: 27 de fevereiro.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.