CONEXÕES INTERNACIONAIS

De olho na conectividade internacional, Embratur participa de feira do setor aéreo na Colômbia

Associação Brasileira de Aeroportos (ABR) é parceira da Agência na Routes Americas, que reúne as principais companhias aéreas e aeroportos do mundo
Divulgação
Embratur, ABR e parceiros marcam à presença na Routes Americas 2024, em Bogotá

21/03/2024 – Com o objetivo de fortalecer a conectividade do Brasil com outros países, fomentar negócios no setor de aviação e divulgar os destinos nacionais, a Embratur participou, entre terça-feira (19) e esta quinta (21), da Routes Americas. A feira, que este ano acontece no Centro de Convenções Corferias, em Bogotá, na Colômbia, reúne representantes das principais companhias aéreas e aeroportos do mundo, e é uma das mais importantes do setor do continente. 

A Embratur marcou presença no evento pela primeira vez na Routes World, na Turquia, em 2023, como parte das ações do plano de trabalho do Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Brasileira de Aeroportos (ABR). 

Além da ABR, a Embratur teve como parceiros no evento o Ministério do Turismo, o Ministério de Portos e Aeroportos, além de concessionárias de terminais aéreos como co-expositores. Integram o grupo a Aeroportos Brasil Viracopos, BH Airport, CCR, Zurich Airport Brasil, Inframerica, RIOgaleão, GRU Airport e Fraport Brasil. 

O presidente da Agência, Marcelo Freixo, ressaltou a importância da promoção do Brasil como destino turístico no evento. “É uma oportunidade única para promovermos o turismo brasileiro e fazer parcerias com empresas aéreas e representantes de mais de 30 países. Assim, nós trabalhamos para que os turistas internacionais descubram e consigam chegar ao Brasil. Mostramos para o mundo nossa diversidade e que somos um país com a infraestrutura para receber esses visitantes”, explicou Freixo. 

“É um caminho para, com responsabilidade e sustentabilidade, desenvolvermos o setor de turismo, que é um dos que mais gera empregos, isso é, traz estabilidade e melhora a vida dos brasileiros”, acrescentou.

Para o CEO da ABR, Fábio Rogério Carvalho, a feira é uma oportunidade de fortalecer a cooperação com a América Latina e demonstrar o potencial do setor aeroportuário brasileiro “como ativo essencial ao desenvolvimento social e econômico do nosso país”. “A ABR, junto com os maiores aeroportos do Brasil, marcou presença com o Governo Federal na promoção contínua do nosso turismo, nossas belezas, riquezas naturais, nossa cultura e nosso povo. Esperamos aumentar e consolidar, ainda mais, a conectividade entre as Américas”, complementou.

O coordenador de Demanda a Transportes Multimodais da  Embratur, Philipe Karat, também destacou a importância da feira. “Routes Americas é um dos principais eventos para a estratégia de aumento voos da Embratur, porque ele reúne as companhias aéreas mais importantes que atuam e podem atuar na nossa região”, afirmou.

Routes na prática
De acordo com o presidente Marcelo Freixo, o reforço na conectividade do país contribui para aumento na oferta de voos e barateamento das passagens aéreas. O evento também possibilita que a Agência se aproxime da rede de aeroportos nacionais e se encontre com a representação diplomática brasileira na Colômbia. 

O Chill in Brasil, uma das ações promovidas no estande do Brasil, marcou a criação de uma nova rota que liga a Cidade do Panamá, no Panamá, a Florianópolis (RS), oferecida pela Zurich Airport Brasil.

A feira acontece desde 1995 e tem diversas edições itinerantes durante o ano. Além da Routes Americas, o evento se repete na Europa, na Ásia e há, ainda, a Routes World e a Routes TakeOff. O objetivo é aproximar aeroportos, companhias aéreas e destinos diversos e fomentar negócios e parcerias.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.