30/03/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou da cerimônia de inauguração, neste sábado (30), da Rua Doutor Sócrates, na cidade de Saint-Ouen, onde a delegação brasileira ficará hospedada durante os Jogos Olímpicos de Paris. A celebração contou com a presença da ministra dos Esportes, Amélie Oudéa-Castéra, do prefeito de Saint-Ouen, Karim Bouamrane, do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Paulo Teixeira, do irmão de Sócrates e ex-jogador de futebol Raí e os filhos do homenageado.
Sócrates Brasileiro Sampaio era médico, lenda do Corinthians e da Seleção Brasileira da década de 1980 e ativista político, o esportista foi capitão da Canarinho em 1982 e jogou ao lado de nomes como Pelé.
A solenidade contou, ainda, com o lançamento de um painel com cerca de 500 m² com o rosto de Sócrates em um edifício da região. A obra, de autoria da artista mineiro-carioca e militante do movimento LGBTQIA+ Rafaela Monteiro, a Rafa Mon, permanecerá exposta durante a Olimpíada.
“Sócrates é um ídolo pelo que fez dentro e também pelo que fez fora de campo. Ele representa os valores do nosso país que nós queremos mostrar ao mundo: o compromisso com a democracia, a igualdade e a liberdade. Depois de quatro anos de distanciamento entre Brasil e França, me sinto honrado e muito feliz por estar aqui homenageando esse brasileiro tão importante, que agora também representa a reconexão entre os nossos países”, disse Freixo.
O Brasil em Paris
Além da homenagem com o nome do esportista e ativista Sócrates em um endereço de Saint-Ouen e do painel com o rosto do ex-jogador, a cidade da Grande Paris contará com uma série de atividades artísticas que começam em maio. Durante quatro meses, a região receberá o projeto “Brasil Em Cena”, com desfiles de moda, experiências de realidade virtual, exposição de arte e apresentações culturais, representando as diferentes regiões do país, que tem apoio da Embratur e será realizado pela Associação Cultural Jangada e Fundação Gol de Letra.
“A França é o país europeu que mais emite turistas para o Brasil. Por isso essa série de eventos é estratégica para a Embratur. O espaço que estamos utilizando para a promoção do Brasil, nesse projeto, é excelente, e fica a 20 minutos do Louvre de metrô. É uma oportunidade de mostrar o que temos de melhor, nossa diversidade cultural e natural, de destinos, nossa história e o nosso compromisso com a sustentabilidade”, completou.
Portas abertas
Em outubro de 2023, aconteceu uma reunião entre a Embratur e a Prefeitura de Saint-Ouen para conversar sobre as ações na região. À época, o prefeito Bouamrane afirmou ser um turista assíduo do Brasil e exaltou que Saint-Ouen está “de portas abertas para o Brasil”. “Estamos muito honrados. Temos uma parceria na política, na economia, ecologia e na cultura esportiva. Essa é uma relação familiar, Brasil e Saint-Ouen são a mesma família”, disse.
Também à época, o ex-jogador Raí destacou que o “Brasil em Cena” é uma oportunidade de abrir o Brasil para o mundo. “Um grande barracão de arte, cultura, de música, de debates, é uma porta que se abre para ampliar a relação do Brasil com o mundo, porque será durante as olimpíadas, vai ser o coração do Brasil durante esse ano em Paris”, destacou o presidente do Conselho da Fundação Gol de Letra, Raí.
França-Brasil
De acordo com o Portal de Dados da Embratur, a França foi o sexto maior emissor de turistas para o Brasil no mundo e o primeiro da Europa em 2023. No ano passado, o Brasil recebeu 187.559 turistas franceses. O número é pouco mais de 43% maior do que o registro de 2022, quando o total de entradas foi de 130.910. Além disso, no primeiro mês de 2024, a entrada dessa parcela de turistas internacionais foi de 15.509, um aumento de 29,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para este ano, estão previstos 616.125 assentos em 1.953 voos vindos da França. O número representa, novamente, um aumento de 9,2% no número de assentos e de 7,2% no de voos. Eles são operados pelas empresas Air France (1.251), Latam (359) e Azul (343, um crescimento de 61% em relação ao ano passado). Esses voos irão pousar nos aeroportos de Guarulhos (55,7%), Galeão (18,7%), Viracopos (17,6%) e Fortaleza (8%).