DIA INTERNACIONAL DA MULHER

8 de Março: Conheça as histórias de mulheres que transformaram suas vidas pelo turismo

Guias de turismo, donas de restaurante, motoristas de aplicativo e gestoras falam da importância do turismo em suas trajetórias. A Embratur reforça o importante papel da mulher na promoção do Brasil no exterior. Confira!
Divulgação/Embratur
A motorista de aplicativo Flavia Rego leva muitos turistas estrangeiros aos pontos turísticos de Brasília (DF)

08/03/24 – As mulheres representam 51,5% da população brasileira. A base da estrutura da população é composta por 104.548.325 mulheres, segundo o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2022. Muitas delas (quase todas), também segundo o levantamento, trabalham fora e mantêm a casa: completando jornadas duplas, triplas…

No turismo, segmento que movimenta 8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, elas também representam uma grande fatia. Segundo o Monitora Turismo, painel desenvolvido pela pesquisadora Mariana Aldrigui, da EACH/USP, as mulheres foram a maioria na geração de empregos do turismo em 2023: 51% contra 49% gerados para homens. 

E elas estão em toda parte e atuando nos mais diversos segmentos dentro do próprio turismo. São acadêmicas, professoras, operadoras e agentes de viagens, guias locais, empreendedoras e muitas outras que fazem turismo, que atuam no contato direto e indireto com visitantes nacionais e internacionais, e que mudaram, transformaram suas vidas por meio do turismo. 

A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, acredita que o fortalecimento entre as mulheres no turismo muda patamares importantes.

“Compor o corpo diretivo da Embratur como mulher, neste momento, me dá alegria de saber que eu não represento só a mim. Eu nos represento, somos um grupo de mulheres que caminham juntas, que querem conseguir galgar mais espaços, sobretudo em postos de liderança. E se não for assim, muito provavelmente, o nosso espaço não será ampliado. Precisamos, cada vez mais, nos fortalecer e nos apoiar para subirmos juntas. As mulheres precisam estar nessa luta juntas. Represento a todas nós que, assim como eu, quer sim ver equidade de gênero, quer sim ver, cada vez mais, mulheres nos espaços de liderança”, comentou. 

A motorista de aplicativo brasiliense, Flavia Rego, é também uma mulher do turismo. Ela “roda” em Brasília e leva muitos turistas internacionais aos principais pontos turísticos da capital federal. 

“Por ser a capital do país, nós temos uma grande demanda de pessoas que vêm de outros países para conhecer a nossa história e saber como funciona o Brasil. Então, é bem rotineiro, acredito que duas, três vezes por semana, eu transporto pessoas de outros países. Sou uma mulher mostrando o que Brasília tem de melhor: a nossa arquitetura, o nosso pôr-do-sol, as nossas árvores frutíferas”, contou. 

As(os) turistas internacionais que visitam o mercado Ver-o-Peso, em Belém do Pará, irão encontrar outra mulher que teve a vida transformada pelo turismo. Lúcia Torres é empreendedora e conhecida pelos pratos que cozinha com afeto e luta no estado paraense.  

“Eu amo valorizar o meu Pará, o meu Ver-o-Peso, o turista, quando ele chega aqui, ele quer comer peixe frito, filhote ou então o pirarucu e eu faço com o maior prazer… Cozinhar, mostrar nossa culinária. Me sinto muito feliz porque eu não só estou me ajudando, tô ajudando as pessoas ao meu redor, o cara da hortaliça, o cara do peixe, do camarão. As pessoas falam ‘você faz tudo isso sozinha?’ Somos eu e minha irmã, e eu tenho um orgulho danado disso”, ressaltou. 

A Embratur
A Agência, assim, no substantivo feminino, tem em sua maioria colaboradoras nos cargos de gestão, supervisão, coordenação, estratégicos, secretariado, copa e limpeza. Dos cargos de liderança, 55% são ocupados por colaboradoras.

A Embratur acredita na equidade e no trabalho das mulheres, sobretudo, as que ajudam a construir o turismo e a melhorar a experiência dos turistas e DAS turistas internacionais que visitam o Brasil.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.