‘BRASIL COM S’

Embratur divulga resultado preliminar do Edital de Seleção de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’

Comissão julgadora elegeu, preliminarmente, cinco finalistas; resultado final sairá no dia 10 de abril, após fase de recursos
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ao todo, 410 projetos foram inscritos no edital. Destes, cinco foram pré-escolhidos e mais cinco ficaram na suplência

14/03/24 – A Embratur divulgou, nesta quinta-feira (14), os cinco projetos selecionados, de forma preliminar, da última fase do Edital de Seleção de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’. São eles: Turismo Acessível em São Paulo (São Paulo/SP); Huni Kui – Povo Verdadeiro (Porto Alegre/RS); Os mistérios de Peabiru (Curitiba/PR); O Carimbó da Amazônia (São Paulo /SP) e Entre Sinais e Marés (Maringá/PR). 

Os finalistas saíram de uma lista de 410 projetos inscritos na seleção. Desses, a comissão julgadora – composta por Embratur, Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), Ministério do Turismo (MTur) e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) –  selecionou 10 projetos, sendo 5 escolhidos e cinco suplentes. Depois da fase de diligência / análise de documentos, a Embratur irá divulgar o resultado final da seleção no próximo dia 10 de abril.

Para chegar aos projetos escolhidos, a comissão levou em conta critérios como qualidade e relevância artística; potencial para promover destinos, pessoas, estórias e experiências ligadas ao turismo; capacidade de realização; histórico dos proponentes e temáticas relevantes para diversidade. 

Com o Edital de Curtas ‘Brasil com S’, a Embratur quer promover os destinos turísticos brasileiros por meio de produções inéditas associadas aos pilares da Marca Brasil e à estratégia de promoção internacional implementada pela Agência.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o edital de curtas vai inserir, ainda mais, o destino Brasil nas prateleiras do turismo internacional por meio do audiovisual. São destinos nacionais, experiências gastronômicas, musicais, afroturismo, LGBTQ+ e muitos segmentos que, segundo Freixo, representam a nossa diversidade. 

“Nós não estamos divulgando o Brasil apenas para os visitantes internacionais, estamos fortalecendo o Brasil com S. Unir o audiovisual ao turismo foi um passo muito importante, concreto e firme que demos nesta gestão. Tivemos 410 inscritos, muitos projetos incríveis, muitos destinos e experiências que o Brasil e o mundo ainda não conhecem e precisam conhecer. É uma pena ter que escolher apenas cinco desse total. O resultado nos mostra o quanto somos imensos, diversos e ricos em beleza, natureza, cultura e gastronomia”, ressaltou Freixo. 

A iniciativa inédita de promover os destinos brasileiros por meio do audiovisual é uma das prioridades da Embratur neste ano e dialoga com acordos e parcerias neste sentido firmados com a BRAVI, uma das entidades integrantes da comissão julgadora. Segundo o presidente executivo da entidade, Mauro Garcia, os roteiros escolhidos mostraram a infinidade de destinos ainda inexplorados no Brasil.  

“Todos os projetos dentro dos 22, dos mais de 400 inscritos, tinham muita qualidade, tanto do ponto de vista de conteúdo, como da parte artística. A proposta de filmagem, a proposta de direção trazem uma nova leitura de locais turísticos já conhecidos, além de uma abordagem nova ou locais não tão conhecidos, mas a possibilidade de ser um destino turístico no Brasil. Esses curtas-metragens vão rodar dentro do Brasil, exibidos em vários locais, e quem sabe rodar o mundo, trazer essa diversidade dos destinos turísticos com uma possibilidade de atração do turista e a imagem positiva do Brasil num cenário globalizado”, avaliou Garcia. 

Para o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos do MTur, Wilken Souto, a iniciativa da Embratur é uma oportunidade de negócios. 

“O turismo audiovisual, cinematográfico, é de suma importância para promover a imagem do Brasil tanto para o brasileiro, como para o turista no exterior. E além disso, pode gerar novos produtos turísticos, pontos de visitação dos turistas a partir das locações, das estruturas que são feitas naqueles destinos que podem ser aproveitadas para serem destinos turísticos. Espero que a gente consiga divulgar esses projetos o máximo possível e, assim, fortalecer a imagem do país, tanto para o brasileiro, quanto para o estrangeiro”, afirmou Souto.

O representante da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Adriano Pinzon, em nome da presidenta da entidade, Jurema Monteiro, avaliou a iniciativa como positiva. 

“O resultado é muito importante não só para a produção audiovisual como um mercado pungente, mas também aliada ao turismo, e acredito que esse material será muito positivo para a Embratur com o objetivo de utilizar esses materiais, esses curtas, explorando todos os pontos turísticos do Brasil, a diversidade, a inclusão de pessoas indígenas, de pessoas negras, de pessoas com deficiência”, concluiu Pinzon. 

O edital da Embratur ficou aberto por 45 dias e se encerrou em 7 de dezembro de 2023. A Agência recebeu propostas de todas as regiões do Brasil, sendo 19 do Norte, 64 do Nordeste, 17 do Centro-Oeste, 60 da Região Sul e mais 250 do Sudeste. Cada obra selecionada receberá R$ 60 mil para sair do papel e ir para as telas, totalizando um investimento de R$ 300 mil.

Na condição de suplentes, os outros cinco projetos pré-selecionados foram:

6 – Recife na Panela (Recife/PE)
7 – A voz do fogo (Porto Alegre/ RS)
8 – Um passeio de Balão pelo Brasil (Salvador /BA)
9 – Não olhe para baixo (São Paulo /SP)
10 – Contos do Opará (Aracaju/SE).

Conheça o cronograma em https://audiovisual.embratur.com.br/.