TURISMO NÁUTICO

Embratur lança guia sobre Turismo Náutico do Brasil para promoção internacional durante a Seatrade, nos EUA

Documento de 25 páginas conta com versões em inglês e português e é focado em cruzeiros marítimos e fluviais
Divulgação/Embratur
Guia ajudará a capacitar trade turístico para vender turismo náutico brasileiro no exterior

09/04/2024 – A Embratur lançou, nesta terça-feira (9), o “Infográfico Turismo Náutico”, guia de 25 páginas com informações sobre o segmento que vai servir para auxiliar os operadores e agências de turismo estrangeiros a comercializar pacotes para o Brasil. O documento, segundo de uma série da Agência, traz referências  atualizadas sobre cruzeiros marítimos e fluviais brasileiros, além de dados sobre biomas, conectividade, portos, rios e mares. 

O lançamento ocorreu na Seatrade Cruise Global, mais importante evento de turismo náutico do mundo, em Miami, nos Estados Unidos, e que segue até a próxima quinta-feira (11). O guia – com versões em inglês e português – vai  ajudar a capacitar o trade turístico para vender o turismo náutico brasileiro internacionalmente por meio de diagnóstico da infraestrutura portuária brasileira, autoridades regulatórias náuticas, legislação e normatização e das principais associações do segmento. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explica o objetivo desta série de guias que estão sendo produzidos pela Embratur – o primeiro foi o de Turismo de Natureza, publicado em março. “Nosso país é muito grande e de difícil compreensão para quem não o conhece. Esse guia vai ajudar a ampliar a comercialização de pacotes para o Brasil por agências especializadas em turistas interessados por cada um desses segmentos”, disse.

Foi a primeira vez que um ministro de Turismo do Brasil participou do Seatrade. Celso Sabino visitou o estande brasileiro nesta terça e exaltou a importância do material informativo. “O esforço que temos feito para a atração de investimentos no setor, incluindo o segmento de cruzeiros, contribui fortemente para aumentar o número de empregos em nosso país, promovendo a inclusão social por meio do turismo, o que é bom para todo mundo”, ressaltou o ministro Sabino.

Ao longo do ano, outros guias similares serão produzidos pela Embratur para outras atividades, como o de Observação de Aves, Aventura, Turismo Sustentável, Cicloturismo, Esportes Aquáticos, Pesca Esportiva, Mergulho Recreativo, Parques Nacionais, entre outros. 

O coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi, participou do lançamento em Miami. “A Embratur pretende mostrar ao trade que o Brasil vai além dos destinos de sol e praia. Temos em todo o território nacional atrativos diversos que proporcionam experiências diferenciadas em ambientes naturais”, destacou.

Premiações
O Infográfico Turismo Náutico traz as cinco principais premiações do Brasil em 2024, segundo o site TripAdvisor. O Brasil conquistou o primeiro, segundo e o terceiro lugares das melhores praias da América do Sul com a Praia de Ipanema (RJ), Muro Alto (Porto de Galinhas-PE) e Baía dos Golfinhos (Praia de Pipa-RN), respectivamente. 

O primeiro infográfico da Embratur foi Turismo de Natureza, disponível neste link.

Para conhecer o Infográfico Turismo Náutico acesse este link.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.