25/04/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou nessa quarta-feira (24) da 8ª Conferência Internacional da Diversidade, que se encerra nesta quinta (25), em São Paulo (SP). A Agência, que apoiou o evento, atua, desde 2023, em ações que incluem a diversidade nas estratégias de promoção do Brasil no mercado turístico internacional.
Na ocasião, Freixo, que gravou um vídeo especialmente para o evento, lembrou da criação da Coordenação de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas, responsável por reforçar a importância da diversidade no turismo internacional. Ele afirmou ainda que a diversidade faz parte da pauta do governo e é essencial para a democracia.
“O presidente Lula tem muita razão quando fala que o Brasil voltou. E é exatamente esse Brasil, da democracia, do diálogo, do respeito, da capacidade de escuta e da diversidade brasileira. Não só nos seus biomas, na sua gastronomia, na sua cultura, mas na maneira de receber cada um e cada uma que vem conhecer o nosso Brasil. Nós criamos uma coordenação que atua com afroturismo, diversidade e povos indígenas e queremos que a possibilidade da nossa herança, riqueza e diversidade esteja disponível para o mundo inteiro e isso seja uma grande identidade brasileira. A gente quer, inclusive, que cada destino brasileiro seja LGBT friendly”, reforçou.
Para o jornalista Genilson Coutinho, que criou na Bahia o site de notícias Dois Terços, voltado para o público LGBTQIA+, é essencial o reforço da diversidade no turismo, sobretudo na geração de renda aos destinos que acolhem essa comunidade.
“A primeira coisa que a gente percebe é que há uma evolução, quando a gente fala de turismo LGBT no Brasil, porque existe uma preocupação, principalmente da Embratur. Entendemos que hoje o mundo é diverso, então precisamos apostar num turismo que tenha esse entendimento de que o país é diverso e que nós, LGBTs, estamos em todos os lugares. Quando a Embratur percebe essa circulação da nossa comunidade e que acolhe, que fortalece esse turismo, a gente viaja mais e a gente acredita que eles estão entendendo que há mudanças nas sociedades, e que é preciso falar sobre diversidade”, acrescentou.
O assessor executivo da Coordenação de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Daniel Noble, que apresentou o painel sobre “O Brasil na Promoção Internacional da Diversidade”, reforçou que, para além da diversidade no turismo, é preciso atuar em uma equidade de direitos em todo o mundo.
“Quando a Embratur coloca a diversidade como eixo prioritário e apoiando eventos como a Conferência Internacional da Diversidade, entendemos a importância do respeito à dignidade humana e da potência que é a comunidade LGBTQIAPN+ para o turismo, para a geração de renda e para o avanço da sociedade de forma geral”.
O evento aconteceu no Centro de Eventos São Luís, no bairro da Consolação, região central da capital paulista.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.