30/04/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, fez uma adoção simbólica de uma onça-pintada para o compositor, músico, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Gilberto Gil. A iniciativa faz parte de uma estratégia da Embratur de divulgação do turismo regenerativo, através do qual o visitante pode conhecer a fauna e flora nativa, e também contribuir em projetos dedicados ao cuidado da biodiversidade.
É o caso da ONG Onçafari, que irá enviar para Gil, a cada mês, imagens e informações atualizadas sobre a onça, batizada pelo artista com o nome “Divino”. O animal segue em seu habitat natural, no Pantanal, no Mato Grosso do Sul, e é monitorado pela equipe da organização por meio de um colar de rastreamento.
Na entrega do Certificado de Adoção, o presidente Freixo explicou que a iniciativa tem como objetivo a conservação da fauna e dos biomas brasileiros. As onças disponíveis para adoção residem nas regiões onde o Onçafari atua, como a Caiman Pantanal, em Miranda (MS). Os animais são flagrados por armadilhas fotográficas, avistados por equipes em campo e monitorados por rádio-colares.
“Essa é uma ação para mostrar como o turismo pode e deve servir para preservar e restaurar a biodiversidade. Não só o turismo não destrói, como ele tem a missão de reconstruir. Eles (do Onçafari) têm um lindo trabalho com as onças no Pantanal e o turista que vier ao bioma poderá, acompanhado de guias, conhecer o habitat desses animais e contribuir na manutenção de sua sobrevivência na vida silvestre”, explicou Freixo.
Ao batizar o animal de ‘Divino’, Gilberto Gil comentou: “É uma criatura de Deus”.
Brindes
A estratégia ESG da Embratur é substituir brindes como camisetas, cadernos e canetas, que se transformam em lixo após o uso, por iniciativas que ampliam a sustentabilidade da Agência. A ação também busca incentivar experiências que criem um elo e estimulem as pessoas a se vincularem aos destinos brasileiros, a partir da preservação e da regeneração da biodiversidade. ESG, ou Enviromental, Social and Governance na sigla em inglês, são as boas práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.
Além da ONG Onçafari, a Embratur também distribuiu como brindes na feira ITB, em Berlim, a adoção de corais cultivados pela Biofábrica de Corais, por exemplo. Outro parceiro é o SOS Mata Atlântica, voltado para o reflorestamento de biomas ameaçados. A estratégia reposiciona o Brasil como destino que valoriza, preserva e regenera a sua biodiversidade.
O Onçafari
Criado em 2011 pelo ex-piloto de Fórmula 1 Mario Haberfeld, o Onçafari tem como missão conservar a biodiversidade brasileira através da proteção de áreas naturais e do apoio ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais. A organização está presente na Amazônia, no Cerrado, na Mata Atlântica e no Pantanal e, até agora, já monitorou mais de 300 onças-pintadas. Para saber mais sobre o projeto, acesse: turismoregenerativo.embratur.com.br.