TURISMO NA AMAZÔNIA

Em Manaus (AM), Embratur participa de encontro que debate a importância de dados qualificados no setor do turismo

8º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo reuniu, entre 27 e 30 de maio, mais de 60 observatórios brasileiros do setor; Agência reforçou a importância do tratamento de dados para planejamento de ações 
Divulgação
Evento na capital amazonense contou com a participação de Fábio Montanheiro e Paula Schulz dos Santos, da Embratur

03/06/24 – A Embratur esteve em Manaus, entre os dias 27 e 30 de maio, participando do 8º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT) 2024 que, neste ano, teve como tema “Os dados como alicerces na governança dos destinos turísticos”. O objetivo do encontro foi reunir os mais de 60 observatórios de turismo do Brasil para compartilhar conhecimento e experiências no que se refere ao tratamento de dados com enfoque na governança dos destinos turísticos. 

Segundo o gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Fábio Montanheiro, além de informações relacionadas à atividade turística, o evento poderá servir como base para aprimorar o planejamento de ações futuras da Agência. 

“O encontro nos oferece uma fonte importante de dados sobre fluxos turísticos, perfil e hábitos de quem visita o Brasil, sejam brasileiros ou estrangeiros, para compor toda a rede de informações que a Embratur precisa para trabalhar, tomar decisões e elaborar projetos da melhor forma”, ressaltou. 

A assessora de gerência Paula Schulz dos Santos participou, na quarta-feira (29), da mesa-redonda  “Conexão – A transformação do Turismo Brasileiro por meio da atuação em rede: RBOT, MTur e Embratur”. Foram abordados temas como a importância da integração entre os observatórios com o apoio das entidades governamentais do turismo. 

“A Embratur está, há um tempo, extremamente comprometida com os dados em turismo para o Brasil, para todos os membros da REBOT, para toda a sociedade organizada, professores, pesquisadores e jornalistas. Estamos abertos com os dados, não só no nosso portal, mas com os dados que solicitarem em forma de parceria para atender o Brasil inteiro. O evento acontecer em Manaus é extremamente importante porque é uma região que tem muito a oferecer em termos de turismo internacional, e a Embratur enxerga muito potencial para muito além do sol e praia que o Brasil costuma oferecer”, comentou. 

Dados regionais
Ainda no encontro, a Embratur assinou um compromisso com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para a criação de uma plataforma de dados turísticos regionais, começando pela Amazônia. Essa plataforma vai compilar dados como o de fluxos turísticos, perfil e hábitos dos viajantes, oferta turística e geração de empregos.

Pelo planejamento, as ações irão começar em junho e os primeiros resultados serão apresentados até novembro deste ano.