TURISMO DE NATUREZA
Embratur e Instituto Semeia assinam acordo para promoção internacional de parques naturais do Brasil
Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado na sede da Agência prevê promoção da visitação e desenvolvimento socioeconômico das unidades de conservação brasileiras
![](https://embratur.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Embratur-e-Instituto-Semeia-assinam-acordo-para-promocao-internacional-de-parques-naturais-do-Brasil-foto-Renato-Vaz-Embratur.jpg)
18/06/2024 – A Embratur assinou, nesta terça-feira (18), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Semeia, organização filantrópica que trabalha para promover a visitação e potencializar o desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e unidades de conservação do Brasil. O acordo é voltado para ações conjuntas de promoção internacional de produtos e experiências de turismo de natureza nos destinos brasileiros. O turismo de natureza é uma alternativa às ações educativas e de conservação do meio ambiente.
O documento foi assinado pela diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, e pela diretora executiva do Semeia, Renata Mendes, na sede da Agência, em Brasília. Também estiveram presentes o cacique geral do Povo Paiter-Suruí, Almir Suruí; o vice-cacique Anderson Suruí; o presidente da Coopaiter Cooperativa Indígena, Naraymir Suruí; o presidente da Garah Itxa Cooperativa Indígena, Celso Suruí, e o coordenador regional da Funai de Cacoal (RO), Rubens Suruí.
Para Jaqueline Gil, o ACT é a conexão entre turismo e natureza que resulta em desenvolvimento econômico. “Conectar parques nacionais, estaduais, municipais, privados, parques de reservas com o benefício que o turismo pode trazer, por meio do financiamento, da economia, por meio das divisas nessas pessoas que chegam, é apostar no desenvolvimento da economia. Para a Embratur, reverter isso em conservação da natureza e no equilíbrio é o foco da nossa promoção de áreas protegidas, sejam elas públicas ou privadas”, pontuou.
Segundo a diretora executiva do Semeia, Renata Mendes, a parceria com a Embratur irá promover, ainda mais, o crescimento e desenvolvimento dos parques. “É o começo de muito trabalho pela frente, de a gente fazer o melhor pelo Brasil, pela nossa natureza, pelos nossos parques, e promover o desenvolvimento do jeito que a gente acredita: que esses parques são motores e alavancas para o desenvolvimento do país, que eles têm potencial de gerar, como a conservação da natureza, consciência ambiental na nossa população, mas também para visitantes estrangeiros, e gerar oportunidades, empregos e desenvolvimento a nível local”, reforçou.
Para o cacique Almir Suruí, a assinatura do acordo representa um momento histórico. “Presenciar essa parceria é um momento muito especial para nós. É essa política que o Brasil precisa levar para quem ainda desconhece o potencial da nossa natureza, de contribuir de forma sustentável para o mundo. Buscando esse diálogo, essa parceria amplia a nossa experiência, nosso território, nossa cultura, nossa luta, que temos para o que nós chamamos de futuro do Brasil”, complementou.
Após a solenidade, a equipe participou de um workshop do Programa Conexão Embratur. Com o tema ‘Conexão: Parques do Brasil: Perspectivas e Potencial para a Promoção Internacional’, a coordenadora de Conhecimento no Instituto Semeia, Mariana Haddad, abordou a promoção de produtos e experiências de turismo de natureza em parques e unidades de conservação do Brasil.
O turismo de natureza é uma alternativa para a diversificação dos destinos brasileiros no exterior. Além disso, uma série de pesquisas mostra o crescimento do interesse de turistas de outros países em destinos de aventura e ecoturismo. Um estudo da Penta, encomendado pela Embratur, mostra essas duas categorias em terceiro e quinto lugares entre os nichos mais frequentes em viagens internacionais.
No mesmo estudo, ao responder os principais motivos de viagem ao país, 28% dos entrevistados falaram de natureza e biodiversidade. Em outro levantamento, da GlobalData, a procura dos turistas internacionais por destinos nacionais em ecoturismo aparece com 24%, enquanto a procura pelo mesmo tema no restante do mundo fica com 19%, confirmando que o turismo de natureza e o tema da sustentabilidade estão entre os principais motivos de viagem ao Brasil.
Belezas naturais
Segundo pesquisa realizada pela empresa Bounce, no início deste ano, o Parque dos Lençóis Maranhenses aparece como o segundo colocado na lista dos 10 mais bonitos do mundo. No ano passado, o jornal americano The New York Times elegeu os Lençóis e Manaus como dois dos 52 melhores destinos para se visitar em 2023.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância do turismo de natureza para o Brasil. “Hoje, não dá pra fugir do debate do aquecimento global. E o turismo de natureza é uma forma de promovermos uma viabilidade econômica para que nossas florestas, nossas matas, tenham mais valor de pé, conservadas, contribuindo com os esforços para conter as mudanças climáticas. É um modelo econômico de sustentabilidade que garante à população de uma região que proteja o meio ambiente e, a partir do turismo, consiga girar a economia e garantir desenvolvimento, emprego e renda”, afirma.
“Os nossos parques naturais têm como missão conservar a biodiversidade brasileira e promover o uso público, incentivando o contato das pessoas com a natureza”, explicou a diretora executiva do Instituto Semeia, Renata Mendes. “Sabendo disso, nosso trabalho se baseia em potencializar o ciclo virtuoso das unidades de conservação, onde o turismo e a visitação em parques, a conservação da natureza e a geração de impactos socioeconômicos se conectam. Acreditamos que, depois de visitar e ter uma experiência positiva em um parque natural, as pessoas se sensibilizam com a importância de sua preservação”, destaca.
“Além disso, visitantes têm a oportunidade de consumir produtos e serviços oferecidos pela comunidade local, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico de maneira sustentável. Uma pesquisa nacional lançada recentemente pelo Semeia aponta que mais de 70% da população brasileira reconhece os benefícios ambientais e socioeconômicos do turismo para os parques e seus entornos”, completa Renata Mendes.
Cooperação técnica
O acordo assinado pela Embratur e o Semeia entra em vigor na data da assinatura e tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado a critério das partes, por termos aditivos. O documento tem como uma de suas cláusulas a divulgação e o estímulo ao uso da Marca Brasil em empreendimentos, equipamentos e na prestação de seus serviços, e também prevê o compartilhamento de dados, estudos, informações e outros conteúdos que contribuam para o desenvolvimento das atividades e do segmento.
Caberá à Embratur, dentre outras exigências, apoiar a participação do Semeia em ações de promoção do turismo em parques e unidades de conservação, no âmbito dos segmentos relacionados ao turismo de natureza, nos mercados estratégicos internacionais. A Agência também fica incumbida de apoiar e participar de atividades promovidas pela entidade conforme cronograma de ações previsto no Plano de Trabalho e em planejar, em conjunto, ações de promoção internacional do turismo de natureza.
Ficará a cargo do Semeia compartilhar dados, estudos e informações e outros conteúdos específicos para organização que contribuam para o desenvolvimento das atividades e do segmento – inclusive materiais multimídia que ajudem a promover os parques brasileiros em diferentes frentes, como redes sociais, imprensa e campanhas publicitárias. O instituto também ficará responsável por promover workshops de capacitação com colaboradores da Embratur a fim de que conheçam mais sobre turismo de natureza e o potencial existente nos parques e unidades de conservação do Brasil.
Outro tópico importante dentre as obrigações do contrato é a contribuição do Semeia para a formação de uma rede de contatos, que terá o intuito de fortalecer e potencializar as iniciativas em prol do desenvolvimento de atividades turísticas nos parques e unidades de Conservação com o foco na promoção internacional nos mercados estratégicos. Entre os resultados esperados com o ACT está impulsionar o aumento do número de visitantes internacionais aos parques brasileiros e o fortalecimento da cultura do turismo nesses espaços, além da diversificação das atividades e experiências oferecidas aos visitantes de outros países nesses locais.
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias