20/06/24 – Os pequenos negócios representam 95% das empresas ligadas ao turismo no Brasil e são os principais geradores de emprego e renda no país. Para potencializar o desenvolvimento desse segmento, o Sebrae, a Embratur e o Ministério do Turismo realizaram, nesta quinta-feira (20), em Blumenau (SC), a primeira reunião do “Conexão: Pequenos Negócios e Estratégias de Promoção do Turismo”. O encontro discutiu estratégias e incentivos para o desenvolvimento do turismo em Santa Catarina e no Brasil.
Durante o evento, representantes das Instâncias de Governança Regional de Turismo (IGR) do Vale Europeu, Consórcio Intermunicipal do Vale do Itajaí, Costa Verde Mar, Caminhos do Alto Vale, Caminhos do Príncipe puderam apresentar seus principais atrativos e as dores para desenvolver ainda mais o turismo nessas regiões. Pela primeira vez, os presidentes do Sebrae e da Embratur escutaram por duas horas as explanações do trade catarinense.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que o turismo é responsável por 8% do PIB brasileiro e que contribui para a redução das desigualdades sociais e para a geração de empregos no país. Ele frisou que o Brasil vive um momento único e que esse evento realizado em Santa Catarina segue orientação do governo federal para a construção de parcerias entre o Sebrae e a Embratur. “O turismo é um grande potencial e uma oportunidade histórica para o nosso país. Estamos falando de uma atividade que precisa e que pode potencializar ainda mais seu crescimento e isso, necessariamente, irá acontecer por meio das micro e pequenas empresas”, afirmou.
Décio também comunicou aos participantes que o Sebrae capitalizou um patrimônio líquido de R$ 2 bilhões para novas operações por meio do Fampe, que vai viabilizar R$ 30 bilhões em crédito para os próximos 3 anos. “Nós temos uma desigualdade de acesso a crédito. Foi por isso que o governo federal lançou o Acredita Brasil, do qual o Sebrae faz parte como avalista na tomada de crédito. Atualmente, os empreendedores de pequenos negócios enfrentam um sistema financeiro que foi feito para as grandes empresas. O Sebrae se uniu ao Programa Acredita como parceiro estratégico na missão da retomada de um Estado atuante, sendo o maior avalista para aqueles que mais precisam de garantia na hora de negociar com os bancos”, acrescentou.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, enfatizou que a construção do turismo é feita pelos micro e pequenos empreendedores e que, inevitavelmente, o turismo é um lugar no qual setores público e privado precisam se entender. “A cadeia do turismo é uma das mais democráticas que existe. Quando você faz o turismo crescer você tem todas as pontas complementadas em uma cadeia. Um depende do outro. Quando falamos em promover o setor do turismo falamos da construção de um país que é amplo e diverso”. Freixo ainda pontuou que Santa Catarina é um estado que está preparado para ser trabalhado internacionalmente.
O secretário nacional de políticas do Turismo do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, também reforçou que público e privado devem caminhar juntos quando se fala em turismo. “Quando falamos de produtos e destinos, criamos um DNA para o turismo e não há outro jeito de fazer isso sem que o público e privado caminhem juntos”, comentou.
Florianópolis
Nessa sexta-feira (21), uma nova agenda ocorrerá em Florianópolis. Assim como em Blumenau, o encontro contará com a participação de representantes do Sebrae Santa Catarina e do trade turístico local e regional, como gestores de secretarias, prefeituras, associações, setor privado e empreendedores.
Também serão apresentadas a “Instância de Governança Regional de Turismo (IGR) de Florianópolis”, “Caminhos dos Cânions” e “Encantos do Sul”. Serão discutidos assuntos como experiências e potencialidades regionais, ações conjuntas da Embratur e do Sebrae e novas estratégias.
Serviço
O quê: Encontro “Conexão: Pequenos Negócios e Estratégias de Promoção do Turismo” – 2º dia.
Quando: 21 de junho, sexta-feira, das 10h às 12h30.
Onde: Sebrae, Rodovia SC-401, Km 1, Lt. 2, Florianópolis (SC).
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.