27/06/24 – A Gerência de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur (GECI) promoveu, na terça-feira (25), mais uma edição do Conexão Embratur, evento voltado para os colaboradores da Agência. Com foco na importância da sustentabilidade na elaboração da estratégia de promoção internacional do Brasil, o workshop é resultado de uma parceria da Embratur com o Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), que representa a Fundação Holandesa Green Destinations no Brasil.
Segundo a gerente de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mônica Samia, a sustentabilidade, cada vez mais importante para os turistas internacionais que visitam o país, é um dos pilares das ações de planejamento estratégico dentro e fora da Agência.
“O nosso trabalho vai muito ao encontro de como é que a gente pode trabalhar melhor a promoção internacional, seja dos destinos ou mesmo dos empreendimentos que já estão sendo certificados como sustentáveis hoje no Brasil. Como podemos posicionar melhor o Brasil a partir dessa perspectiva? Então, é nisso que a Embratur e o Instituto DEL trabalham: observando como outros países têm se posicionado e têm usado a sustentabilidade na sua promoção, e irmos caminhando nessa direção”, explicou.
O diretor superintendente do IDEL, Osmar Vincentin, e o diretor técnico da entidade e também coordenador de projetos do Green Destinations no Brasil, Andreas Dohle, trataram do tema em duas palestras seguidas de bate-papo com os colaboradores.
Reforçando a relevância da sustentabilidade para o turismo, Dohle apresentou dados da plataforma Booking.com, segundo a qual 75% dos viajantes pedem “ofertas de viagens mais sustentáveis” e 85% dos viajantes que desejam opções de viagem mais sustentáveis não conseguem encontrá-las.
“Os turistas querem, o turismo precisa e o governo aposta. Temos que seguir nesse caminho, com políticas públicas e o que elas geram. A sustentabilidade é uma das garantias para o turista e para as operadoras brasileiras”, reforçou o diretor técnico.
Parceria
Embratur e IDEL firmaram uma parceria em abril deste ano, durante a WTM Latin America, em São Paulo, com o objetivo de trabalhar uma estratégia de promoção conjunta dos destinos e empreendimentos certificados e trocar experiências e boas práticas relacionadas ao turismo sustentável e responsável.