ECOTURISMO

Embratur debate sobre turismo em geoparques mundiais da Unesco durante encontro no Rio Grande do Norte

Gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Agência, Bruno Reis esteve no I Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa em Currais Novos, na região do Seridó

Humberto Sales/Assecom-RN
Abertura do evento na cidade potiguar de Currais Novos, na região do Seridó

27/06/24 – A Embratur marcou presença no I Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa, que acontece até essa sexta-feira (28) no município de Currais Novos, região do Seridó, no Rio Grande do Norte. O evento, realizado pelo Governo do Rio Grande do Norte, discute o desenvolvimento sustentável da região por meio do turismo. A realização da primeira edição do fórum foi definida entre Embratur e governo potiguar durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), feira internacional realizada na capital portuguesa em março deste ano.

O gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur, Bruno Reis, participou da mesa “Políticas Públicas e Promoção Turística de Geoparques para incremento do fluxo turístico”, nesta quarta-feira (26), segundo dia do evento. No debate, participaram ainda o embaixador português no Brasil, Luís Faro, a diretora de Turismo do governo português, Maria Teresa Marques de Carvalho Ferreira, e o coordenador-geral de produtos e experiências do Ministério do Turismo (MTur), Ronald Neri.

Para Bruno Reis, a troca de experiências entre Brasil e Portugal irá resultar em produtos turísticos importantes que poderão integrar o planejamento estratégico da Agência, futuramente. 

“Estamos aqui em Currais Novos, na região do Seridó, marcando a criação de um produto novo pro Brasil que são os geoparques. Essa troca muito rica com o Geoparques de Portugal nos dá uma direção de como desenvolver, com sucesso, um novo produto turístico para atrair ainda mais turistas internacionais para o Brasil”, reforçou o gerente. 

O Brasil tem cinco geoparques integrados à rede da Unesco e outras regiões na fila para aprovação do título. O Seridó Geoparque Mundial da Unesco abrange seis municípios potiguares e ganhou o título em 13 de abril de 2022.